Leonardo Ramos   |   05/04/2017 15:09

Cone Sul debate Turismo sustentável na WTM; fotos

O ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, debate com a ministra uruguaia e com o secretário do Turismo argentino sobre como utilizar o Turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável; veja como cada um se posicionou

Jhonatan Soares
O secretário de Turismo da Argentina, Alejandro Lastra; o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão; e a ministra de Turismo do Uruguai, Lilian Kechichian
O secretário de Turismo da Argentina, Alejandro Lastra; o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão; e a ministra de Turismo do Uruguai, Lilian Kechichian

O segundo dia da WTM começou mais cedo para os ministros. Marcado para antes mesmo da abertura da feira, a mesa redonda ministerial ocorreu às 10h desta quarta (5), com o tema “Turismo como Ferramenta para o Desenvolvimento”. O evento contou com a participação do ministro de Turismo, Marx Beltrão, a ministra de Turismo do Uruguai, Lilian Kechichian, e o Secretário de Turismo da Argentina, Alejandro Lastra.

O encontro debateu as políticas públicas voltadas para o Turismo em seus respectivos países, como elas podem ajudar no desenvolvimento sustentável do segmento e como conscientizar a população sobre o papel do Turismo no desenvolvimento regional e nacional. O representante de cada nacionalidade discorreu um pouco sobre como promover a sustentabilidade e o crescimento do segmento para os próximos anos.

BRASIL
Para Beltrão, o principal ponto a ser destacado para promover o desenvolvimento do país por meio do Turismo é a inclusão de todos os segmentos de viajantes. Segundo ele, 60 milhões de brasileiros viajam todo ano, e a intenção é de que mais 40 milhões potenciais turistas participem do mercado turístico brasileiro.

Um dos focos do ministro foram as pessoas com deficiência. “No último dia mundial do Turismo, convidamos três pessoas com deficiência para viajar pelo Brasil. A ideia era mostrar que temos opções de destinos para pessoas com deficiência, além de sensibilizar gestores públicos e privados para ampliar essa oferta”, clamou Beltrão, após apresentar o vídeo da viagem promovida pelo órgão.
Jhonatan Soares
Marx Beltrão, ministro do Turismo
Marx Beltrão, ministro do Turismo

Outro ponto destacado por ele é a preservação dos recursos naturais que recebem muitos visitantes anualmente. “Apoiamos o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que contempla as empresas que mais contribuíram para o Turismo sustentável”, destacou Marx Beltrão, lembrando ainda de como o Turismo pode fortalecer as culturas locais, atuando como uma “mola de desenvolvimento sustentável”. “As comunidades em que nosso setor cresce, porém, devem ser respeitadas, com uma boa gestão do lugar”, finaliza.

ARGENTINA
O secretário argentino de Turismo, Alejandro Lastra, foi incisivo sobre o desenvolvimento dos destinos locais: o mandatário apresentou um pacote de ações que deve ser lançado nos próximos dois anos com a promoção de pontos turísticos nacionais, em parceria com outros ministérios, como o do Meio Ambiente.

Lastra também anunciou o lançamento de um Observatório do Turismo Sustentável, seguindo recomendação da OMT (Organização Mundial do Turismo), que deve entrar em ação ainda neste ano.

Finalizando, o argentino anunciou ainda que uma conferência deve ser realizada no país no final de Novembro, promovendo os destinos.

URUGUAI
“Turismo em todo ano, em todo país e para todas as pessoas.” Assim começou a palestra da ministra uruguaia, Lilian Kechichian. Segundo ela, o Turismo está em ascensão no Uruguai, sendo que apenas em 2016 cerca de três milhões de visitantes passaram pelo país, quase o mesmo número de sua população, e que deixaram cerca de US$ 1,8 bilhão nos mais diversos setores do segmento, como hotelaria e passeios turísticos.

Lilian ressaltou ainda a importância do Plano Nacional de Turismo Sustentável no país, com medidas que vão até 2020, e dos empréstimos do BID para ajudar no setor, sendo que neste ano está previsto o recebimento do terceiro empréstimo.

“Apenas em cruzeiros tivemos uma entrada de US$ 45 milhões, provando como o mercado turístico no nosso país pode ajudar na criação de empregos e no desenvolvimento das regiões mais visadas pelos estrangeiros”, explicou, destacando Punta del Este, Montevidéu, as águas termais, no norte do país, e Colonia do Sacramento como os principais destinos turísticos.

Confira as fotos do evento abaixo.

Tópicos relacionados