Guindastes históricos do Rio ganham promoção turística
O ícone histórico passou por uma reestruturação, com a adição de novas luzes, teve um custo de R$ 200 mil e levou 11 meses para ser concluído.

Segundo a Concessionária Pier Mauá, que conduziu a reforma dos guindastes, foram utilizadas lâmpadas LED de alta eficiência que permitiu manter o consumo de energia total por guindaste em torno de 720 watts — o mínimo para uma estrutura deste porte, visto que o normal seria em média quatro mil watts. O projeto de iluminação, aliás, foi assinado pela designer Mônica Luz Lobo.
Após quase 20 anos sem serem operados dos guindastes, o projeto de restauração e iluminação valoriza a região do Porto da capital fluminense e resgata sua importância para a cidade, pontua a diretora-geral do Pier Mauá, Denise Lima. A região vem sendo revitalizada há alguns anos, incluindo a abertura do Museu do Amanhã e do AquaRio, a criação do Blulevard Olímpico, a abertura da linha de VLT, que liga o porto ao Aeroporto Santos Dumont, e a inauguração de hotéis.
Os guindastes serão reinaugurados às 17h30 de hoje e o prefeito Marcelo Crivella, e o presidente da Riotur, Marcelo Alves, confirmaram presença no evento.