Artur Luiz Andrade   |   24/09/2015 15:27

Brasil perde navio da MSC para a China em 2016/17

A MSC Cruzeiros já definiu sua temporada 2016/2017 para América do Sul e confirma a volta do MSC Preziosa, MSC Musica, MSC Armonia e MSC Orchestra na região, três deles exclusivos para o Brasil

A MSC Cruzeiros já definiu sua temporada 2016/2017 para América do Sul e confirma a volta do MSC Preziosa, MSC Musica, MSC Armonia e MSC Orchestra na região, três deles exclusivos para o Brasil. O MSC Lirica, porém, irá para a China em 2016/17.

No período, a armadora operará mais de 73 cruzeiros a partir do Brasil e da Argentina, com uma oferta de 100 mil cabines no continente sul-americano, sendo 80 mil a bordo de navios com saídas em portos brasileiros. Todos os itinerários destes transatlânticos estão com o câmbio congelado a R$ 2,99.

“Essa divulgação antecipada nos permite reiterar o compromisso com o mercado brasileiro, no qual seguimos investindo e onde ocupamos uma posição de destaque e liderança. Entretanto, os problemas e gargalos encontrados no campo portuário – operacional, tributário e burocrático -, têm dificultado o crescimento sustentável da nossa atividade no país, o que gera uma atração de navios por outras regiões e destinos internacionais e, por consequência, a redução na presença de transatlânticos em destinos brasileiros”, disse o diretor geral da MSC Cruzeiros na América do Sul, Roberto Fusaro. “Um destes exemplos é o do MSC Lirica que, neste ano, realizará uma temporada no Brasil, mas, em 2016/2017, será deslocado para a China, onde iniciaremos nossas operações em parceria com o Grupo Caissa Touristic, maior provedor chinês de serviços de turismo internacional”.

Fusaro destaca, porém, que a MSC seguirá “trabalhando para o contínuo desenvolvimento do mercado turístico de cruzeiros nacional, em conjunto com as autoridades e órgãos brasileiros, com o objetivo de tornar o ambiente local mais atraente e competitivo para as operações marítimas.

DETALHES
Maior transatlântico que navegará pelo país no período anunciado, o MSC Preziosa chegará a Santos no dia 07/12/2016 para realizar 25 itinerários de sete noites pelo Nordeste e alguns minicruzeiros no início e no final da temporada. Fica até abril no País.

As viagens ao sul, para Argentina e Uruguai, ficarão por conta do MSC Musica, que oferecerá 15 roteiros de sete noites para a Argentina, Montevidéu e Punta del Este, com um pernoite em Buenos Aires. Ele chega ao Brasil dia 18/12/2016, e fica até 19 de março.

O MSC Armonia, por sua vez, chegará ao Rio de Janeiro no dia 03/12/2016, e partirá para 17 viagens, de seis a oito noites, intercaladas entre o Nordeste e a América do Sul. Seu retorno para a Europa está previsto para o dia 01/04/2017. Esta será a segunda temporada do transatlântico no Brasil, após ter passado por um intenso processo de revitalização, por meio do qual ganhou cerca de 200 novas cabines e renovados espaços de lazer.

O diretor comercial e de Marketing da companhia, Adrian Ursilli, diz que “para 2016, temos ainda mais planos e projetos, como o lançamento antecipado da temporada América do Sul 2016/2017, quando virão três navios ao Brasil e um à Argentina. Além disso, contaremos com a presença de um transatlântico o ano todo no Caribe, partindo de Miami, novos destinos como o Caribe Sul e Antilhas, saindo da Martinica, e itinerários a partir de Havana – Cuba. Teremos ainda cruzeiros pelos Emirados Árabes e a maior oferta na Europa. É assim que seguimos reiterando nosso compromisso e trabalho junto aos agentes de viagens brasileiros, com uma variada oferta de produtos e serviços de alta qualidade.”

Saiba mais em www.msccruzeiros.com.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.