Movida

Rodrigo Vieira   |   27/10/2016 19:54

Temporada de cruzeiros vai começar; confira oferta

Ainda que tenha havido uma redução drástica no número de navios de cruzeiros na costa brasileira, o Ministério do Turismo está otimista com a temporada 2016/2017, que se estende até 18 de abril do ano que vem. Serão 13 destinos brasileiros con

Da Redação
Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar
Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar

Ainda que tenha havido uma redução drástica no número de navios de cruzeiros na costa brasileira, o Ministério do Turismo está otimista com a temporada 2016/2017, que se estende até 18 de abril do ano que vem. Serão 13 destinos brasileiros contemplados, com destaque aos portos de Rio de Janeiro, Santos (SP) e Salvador.

A temporada começa no próximo dia 21 de novembro e terá apenas sete navios, três a menos do que na última temporada. Aliás, esse número é o menor desde o boom de cruzeiros registrado no início da última década.

Os roteiros variam de três noites, no mínimo, e até 20 noites nas viagens mais longas. A expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremarl) é de que 382 mil cruzeiristas aproveitem os 108 roteiros de viagens programados para a temporada. Costa Fascinosa, Costa Pacifica; MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Preziosa; Pullmantur Sovereign (fretado pela CVC); e Norwegian Sun serão os responsáveis por embarcar essa quantidade de cruzeiristas no Brasil.

Divulgação/MSC Cruzeiros
MSC Preziosa é um dos navios que vêm ao Brasil
MSC Preziosa é um dos navios que vêm ao Brasil

“O segmento é extremamente importante para o Turismo nacional tanto para atração de viajantes brasileiros como também de estrangeiros”, afirma o ministro do Turismo, Marx Beltrão. “Temos um enorme potencial com quase oito mil quilômetros de costa e incríveis belezas naturais e precisamos aproveitar isso para movimentar a nossa economia e gerar cada vez mais empregos e rendas.”

O presidente da Clia Abremar, Marco Ferraz, aponta velhos argumentos para mostrar o motivo da queda de cruzeiros este ano. “O País tem importantes desafios para enfrentar, como a questão da infraestrutura, impostos e regulação", avaliou. “Ainda assim, a temporada conta com o câmbio favorável, já que os cruzeiros são indexados ao dólar mas temos o apoio do Ministério do Turismo no debate com o governo e demais segmentos", concluiu Ferraz.

Além de Rio, Santos e Salvador, os navios passarão por outros dez destinos: Rio de Janeiro, Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Angra dos Reis (RJ), Cabro Frio (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Recife, Maceió, Porto Belo (SC) e Fortaleza.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias