Movida

Renato Machado   |   08/08/2017 12:49

Cruzeiros: impacto na economia foi 20% menor em 2016/17

A temporada 2016/17 de cruzeiros no Brasil, que, com sete navios, voltou aos patamares de 13 anos atrás, teve impacto econômico de R$ 1,5 bilhão. O valor é 19,4% menor ao atingido pela temporada 15/16, que por si só já representava uma queda de duas temporad

Marluce Balbino
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil
A temporada 2016/2017 de cruzeiros no Brasil, que, com sete navios, voltou aos patamares de 13 anos atrás, teve impacto econômico de R$ 1,5 bilhão. O valor é 19,4% menor ao atingido pela temporada 15/16, que por si só já representava uma queda de duas temporadas consecutivas.

O número foi revelado pelo presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, durante encontro com agentes de viagens promovido hoje pela Abav-RJ. “É frustrante porque a gente sabe do nosso potencial. O brasileiro gosta do navio e de seu custo-benefício”, disse. A temporada gerou no País 24 mil empregos e transportou um total de 356 mil cruzeiristas.

Para 2017/18, houve a manutenção dos setes navios da temporada anterior. No entanto, com uma troca de embarcações e mais escalas, a oferta de leitos sobe de 383 mil para 430 mil. Diante do cenário econômico nacional, o presidente da Clia Brasil aposta neste ano em novos clientes, buscando mais controle nos gastos da viagem.

“Nessa temporada vocês verão muito cruzeirista fazendo a primeira viagem nos mini-cruzeiros. É nele que ele vai ‘testar’ esse tipo de viagem, por isso a gente tem que trabalhar para fazer com que ele volte”. A sugestão de Marco Ferraz aos agentes é priorizar as vendas das datas nobres, como Natal, Reveillon e Carnaval. Sem dar projeções, ele se mostra animado com a performance da próxima temporada: “as coisas estão caminhando”.

DIA DO CRUZEIRO
Na quinta edição do “Um dia de Cruzeiros no Rio”, a Abav-RJ reuniu em sua sede, nesta terça-feira, grandes armadoras e representantes para a capacitação de agentes de viagens. Os cerca de 80 agentes presentes participarão, durante todo o dia, de 12 palestras com a apresentação de serviços e produtos.

Confira no álbum abaixo os cliques de Marluce Balbino no evento:

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias