Dayse Regina Ferreira   |   28/09/2009 15:13

Brasileiros apreciam chocolate e religião na Itália

Perugia sempre foi conhecida pelos chocolates Baci, verdadeiro embaixador da cidade no mundo. O chocolate responde pelo evento Eurochocolate 2009 - International Chocolate Exhibition (16 a 25 de outubro), que no ano passado reuniu 30 mil participantes.

Perugia sempre foi conhecida pelos chocolates Baci, verdadeiro embaixador da cidade no mundo. O chocolate responde pelo evento Eurochocolate 2009 - International Chocolate Exhibition (16 a 25 de outubro), que no ano passado reuniu 30 mil participantes. Para saber mais do planos futuros do turismo local, ocorreu uma entrevista coletiva com jornalistas locais e os brasileiros convidados do Enit com o presidente do Umbria Incoming Service, Ubaldo Casoli, e ainda Mauro Morosetti, Stefano Fodra (APT), Silvio Cipriani, dirigente da Struttura Organizzativa Progetti Europei e Turismo, e Elia Tasias, de Marche.

Distante de carro apenas três horas de Roma ou duas de Civitavecchia, onde aportam os navios de cruzeiros marítimos, a região ainda é pouco frequentada pelos turistas da América do Sul. E motivos para dinamizar o turismo para o centro da Itália não faltam, já que é possível, por exemplo, criar pacotes com tema religioso, levando em consideração a devoção a São Francisco, o Irmão Sol, e Santa Rita. Perugia é a terceira cidade para turismo religioso na Itália. Paisagens quase intocadas, monumentos de muitas eras e civilizações, gastronomia e bons vinhos aguardam o visitante.

O projeto é comercializar a região de Umbria, oferecendo férias diferenciadas para dois mercados importantes: o Brasil e a Rússia, onde a classe média cresce sempre, com poder aquisitivo e vontade de viajar. O atual famtour de jornalistas e operadores brasileiros complementa uma ação feita há um ano, quando foi focalizado o grupo formado por pessoas com raízes na Umbria, descendentes de imigrantes, que ainda não conheciam o país de origem da família. O Brasil tem perto de 25 milhões de pessoas com sangue italiano, mas a Umbria agora quer atingir o pais inteiro. Mauro Morosetti pediu que os visitantes olhem com atenção as pequenas igrejas, os “borghi” espalhados pela paisagem, cidadezinhas onde a marca principal é a autenticidade. Considera que a oferta é em primeiro lugar para a qualidade de vida, tanto dos habitantes, quanto
o que é oferecido ao turista. No momento está acontecendo a colheita da uva – vindima – um aspecto importante na cultura local e cada estação tem algum evento especial para ser destacado, além da filosofia de vida, o passado milenar e a enogastronomia.

Stefano Fodra (APT) trabalha para incrementar o turismo regional na Itália e em todo o mundo, oferecendo férias diferentes. A Umbria não tem mar, não tem altas montanhas, mas o que a distingue é a atmosfera do centro histórico, a cultura, o bem viver. Uma viagem que é uma verdadeira experiência, e não apenas um turismo comum, de massa. Considera que os jovens que freqüentam a Universidade para Estrangeiros ajudam a criar o ambiente propício a boas trocas culturais e boa convivência entre povos diferentes.

Para Elia Tasias, de Marche, a oportunidade é de organizar pacotes que envolvam regiões vizinhas a Umbria. São cidades que não podem arcar sozinhas com promoção internacional, mas complementam bem um itinerário religioso, por exemplo, fazendo o Caminho de São
Francisco, desde a Umbria até a Toscana. Ou visitando Marche, com Gubio, onde o bom viver, a sazonalidade da gastronomia, as trufas, verdadeira riqueza cultural, que pode ser encontrada o ano todo, serão sempre atrativos importantes.

De Perugia, os profissionais do turismo brasileiros seguiram para Assis, visitando igrejas relicários de São Francisco e de Santa Rita, terminando o dia em Spoleto, para pernoite.

Veja fotos da Perugia, Assis e Spoleto no álbum anexo.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Tam e do Enit

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Dayse Regina Ferreira

Dayse Regina Ferreira tem 593 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS