Claudio Schapochnik   |   09/06/2010 13:35

Alemanha recebe mais brasileiros, dizem DZT e Munique

No acumulado do primeiro trimestre, houve um crescimento de 5,7% no número de pernoites de turistas estrangeiros na Alemanha, com relação ao mesmo período do ano passado

No acumulado do primeiro trimestre, houve um crescimento de 5,7% no número de pernoites de turistas estrangeiros na Alemanha, com relação ao mesmo período do ano passado. “O Brasil foi, com certeza, um dos responsáveis por esse acréscimo. O número de pernoites de turistas brasileiros somou, de janeiro a março de 2010, 80.264” , diz a diretora do Centro de Turismo Alemão, Adriana Martins.

“Isso representa um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2009 e mostra que o país foi o que mais cresceu”, emenda Adriana. Em Munique, terceira maior cidade do país e capital do Estado da Baviera, os números são positivos também. “Neste primeiro trimestre, o número de pernoites de turistas brasileiros creceu 37,7% em relação ao igual período de 2009”, revela o representante do Turismo de Munique no Brasil, Giovanni Lenard.

Adriana e Lenard promoveram hoje, durante almoço em um restaurante em São Paulo, duas atrações alemãs para a imprensa e operadores que vendem o destino: a 177ª edição da mais popular festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest, que este ano celebra 200 anos; e a 41ª Encenação da Paixão de Cristo em Oberammergau, cidade situada a 90 quilômetros ao sul de Munique.

FESTAS
A Oktoberfest 2010 será de 18 de setembro a 4 de outubro, e a expectativa é receber mais de 6 milhões de pessoas de todo o mundo. “Até a presente data, 24 Oktoberfest tiveram de ser canceladas, em função de guerras ou epidemias, razão pela qual esta é a 177ª edição do evento”, explica Lenard.

As principais atrações se encontram nos 14 pavilhões, com uma capacidade total de 100 mil lugares sentados. Seis desses pavilhões são ocupados pelas grandes cervejarias de Munique: Augustiner, Hacker-Pschorr, Löwenbräu, Paulaner, Spaten e Hofbräuhaus. Durante a semana, os horários de funcionamento são de 10h às 22h30 e, nos fins de semana, alguns locais funcionam das 9h à meia noite. Site oficial: www.oktoberfest.de.

Já a encenação da Paixão em Oberammergau remete à época do século 17, quando o vilarejo sofria os efeitos da Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648), além de ter a população dizimada pela peste negra, que assolava a região. Com a promessa – cumprida – de que não houvesse mais vítimas da epidemia, a população lembra a cada dez anos o ato milagroso.

Este é considerado o evento religioso e cultural mais importante da Alemanha. As encenações seguem até 3 de outubro de 2010, e os espetáculos são apresentados cinco vezes por semana, sempre aos sábados, domingos, às terças, quintas e sextas. A encenação é apresentada em duas partes, sendo a primeira das 14h30 às 17h, e a segunda das 20h às 22h30, totalizando cinco horas de apresentação. Para maiores informações, consulte o site www.passionplay-oberammergau.com.

Tópicos relacionados