Savia Reis   |   26/01/2012 20:18

Oeiras e Piracuruca (PI) têm patrimônios nacionais

Os tombamentos dos conjuntos históricos e paisagísticos de duas cidades piauienses, Piracuruca e Oeiras, foram aprovados hoje (quinta-feira, dia 26) pelo Conselho Consultivo

Os tombamentos dos conjuntos históricos e paisagísticos de duas cidades piauienses, Piracuruca e Oeiras, foram aprovados hoje pelo Conselho Consultivo Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Iphan tombou isoladamente três bens em Oeiras: a Ponte Grande, o Sobrado João Nepomuceno (1939) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória (1940). A Praça das Vitórias, o entorno dos riachos do Môcha e da Pouca Vergonha, o conjunto da Praça do Mercado Público Municipal, a Praça Mafrense, o conjunto do Largo do Rosário, a Casa do Canela e a Casa da Pólvora também devem ser tombadas pelo instituto.

Já a área de tombamento de Piracuruca compreende o centro da cidade, onde se destacam as instalações urbanas e arquitetônicas, desde o início da ocupação de seu território, no século 17, até por volta de 1960. A área tombada se estende até a margem oposta do Rio Piracuruca, visando proteger a vegetação e o ecossistema.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS