Da Redação   |   28/12/2012 14:51

Parque da Rocha Moutonnée (Salto-SP) é revitalizado

Considerado um local histórico e de importância internacional, o Parque da Rocha Moutonnée, em Salto, no interior paulista, foi inaugurado nesta quarta-feira (dia 26), após revitalização financiada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias

DO PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Considerado um local histórico e de importância internacional, o Parque da Rocha Moutonnée, em Salto, no interior paulista, foi inaugurado nesta quarta-feira (dia 26), após revitalização financiada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Turismo.

A ampla reforma, orçada em R$ 1,8 milhão, não interferiu na característica histórica e pitoresca do lugar, um granito róseo de idade estimada cientificamente em 500 milhões de anos. Ao lado do secretário de Turismo, Cláudio Valverde, o governador Geraldo Alckmin foi até Salto para inaugurar o parque.

“Um lugar histórico, local de educação, cultura e lazer. Liberamos R$ 1,8 milhão do Dade para revitalização do parque e também recursos do Dade para biblioteca, área cultural, iluminação das avenidas e pavimentação”, afirmou o governador. Réplicas de dinossauros que se movem e emitem sons chegarão ao parque em duas semanas.

Os recursos foram investidos em adequação às normas de acessibilidade, reforma do galpão principal, construção de auditório junto à Rocha Moutonnée, implantação de sistema de circuito fechado de TV (segurança), reforma de toda a instalação elétrica e hidráulica, praça cívica, totens e equipamentos urbanos, reforma dos sanitários e painéis museográficos.

ROCHA
Localizada entre as rodovias da Convenção (SP-79) e do Açúcar (SP-79), a Rocha Moutonnée em Salto foi descoberta em 1946 pelo geólogo Marger Gutmans, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O nome Moutonnée é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha que possui formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (mouton, no francês, significa carneiro).

O afloramento de rocha moutonnée em Salto é o único exemplar conhecido na Bacia do Paraná e foi gerado sobre uma formação de granito pela grande glaciação que ocorreu no hemisfério sul durante a Era Paleozóica, entre 270 milhões e 350 milhões de anos atrás.

Tópicos relacionados