Henrique Santiago   |   13/05/2015 11:14

Copa América: conheça os estádios onde o Brasil vai jogar

Estádios em Santiago e Temuco são repletos de história

SANTIAGO E TEMUCO (CHILE) - As preparações para a Copa América 2015, realizada no Chile entre 11 de junho e 4 de julho, estão quase finalizadas. Com ingressos esgotados, o Brasil estreará pelo grupo C no Estádio Municipal Germán Becker, em Temuco, no domingo, 14, contra o Peru, em busca do nono troféu do torneio continental. Na quarta-feira, 17, a seleção canarinho enfrentará a Colômbia no Estádio Monumental David Arellano, na capital do país, Santiago. Por fim, a equipe comandada por Dunga encerrará a primeira fase no mesmo estádio, contra a Venezuela. Passando para a segunda fase, o Brasil jogará em outros estádios das oito cidades-sede e pode retornar a Temuco nas quartas-de-final.

Os interessados em futebol e até os que só seguem o esporte pela emoção de um torneio fazem suas apostas, mas fica uma pergunta no ar: quem foi Germán Becker? E David Arellano? Por que eles emprestam seus nomes a esses estádios? Por trás da bola há uma história rica e por vezes comovente, algo que o futebol promove com maestria.

A aprazível casa de futebol de Temuco, nome que remete ao dialeto mapuche “água do temu", uma árvore típica do país, ganhou vida devido à iniciativa do prefeito da cidade, German Becker, que levou o projeto a sério por anos e o inaugurou oficialmente sob o nome Estadio Municipal de Temuco em 13 de agosto de 1965. Com capacidade original para 30 mil espectadores, o espaço foi remodelado ao longo dos anos, tendo inclusive levado o nome de seu mentor em 1993. Já em 2008, o estádio passou por uma reforma de cerca de US$ 30 milhões, com a implantação de novos assentos, gramado, entre outros benefícios, como forma de se modernizar e adequar ao padrão Fifa para receber o campeonato mundial feminino de futebol organizado pela entidade máxima do esporte. Hoje, o jovem estádio recebe 18,5 mil torcedores e vai ser um dos grandes palcos da Copa da América.

Para falar do Monumental, a casa do tradicional Colo-Colo, é preciso voltar nas primeiras décadas do século 20. O nome remete ao jogador e membro-fundador do clube, o jovem David Arellano, que, junto com outros atletas, fundou o clube em 1925 com a ideia de valorizar as raízes indígenas do Chile, em especial a tribo mapuche, pois o esporte naquela era época era muito elitizado, com times e seus nomes valorizando a língua inglesa.

Menos de dois anos após trazer a cultura de seu país ao futebol em campo, o fundador e capitão do Colo-Colo faleceu aos 24 anos após uma disputa de bola em que resultou em um forte golpe em seu estômago, o que o levou a uma peritonite e, posteriormente, à morte. Em agradecimento aos esforços que excederam as quatro linhas do campo, a equipe carrega em sua camisa uma faixa preta acima do logotipo, o qual ao longo dos anos passou a ostentar a figura e a força de um índio mapuche. Aliás, o nome “Colo-Colo” remete à palavra “kod-kod”, que significa gato dos pampas.

O Colo-Colo, porém, só foi projetar seu próprio estádio no fim da década de 1950 com ambição para ser o “segundo Maracanã’. Considerado um dos principais espaços para receber a Copa do Mundo no Chile, em 1962, a natureza redesenhou a história com o terremoto ocorrido no país dois anos antes, o qual devastou o país e sua população. O Brasil se sagrou bicampeão do mundial, mas o Monumental só foi aberto em 1975.

Com sérios problemas de infraestrutura, a casa foi fechada, restaurada e reaberta somente em 1989, onde desde então a equipe manda seus jogos. Atualmente, a capacidade do Estadio Monumental David Arellano é de 47.075 torcedores. Toda essa história pode ser vista, contada e guiada no museu do estádio, inaugurado em 5 de junho, data que marca o aniversário do título da Copa Libertadores, em 1991.

Brasil? Chile? Argentina? Independentemente do vencedor, a única certeza é que o público será o grande beneficiado ao presenciar a história assim que a bola rolar na Copa América 2015.

Confira abaixo fotos de ambos os estádios.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Grupo Latam Airlines e do Turismo do Chile, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS