Luiza Gil   |   19/11/2015 09:50

Celebre e conheça a cultura afro no feriado em SP

Roteiro com os pontos em São Paulo que são voltados à preservação da cultura negra

O feriado nacional do Dia da Consciência Negra foi escolhido para ser comemorado no dia 20 de novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes de escravos do Brasil. Como todos sabemos, o povo brasileiro é formado por uma grande mistura de raças e cerca de 50% da população é composta de afrodescendentes. Pensando nisso, uma das formas de homenagear e agradecer essa rica cultura que ajudou a consolidar a nossa, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre os hábitos, costumes, culinária, crenças desse povo. Confira alguns dos pontos em São Paulo que são voltados à preservação da cultura negra, apontados pela SP Turis.

CASA DAS ÁFRICAS
A Casa das Áfricas, na Vila Madalena, tem como objetivo ajudar na produção e difusão de conhecimentos a respeito das sociedades africanas, além de um melhor contato entre instituições e pesquisadores que tenham como foco de trabalho a África. Mas, além desse trabalho, o espaço também oferece para o público em geral uma exposição permanente, com objetos, artefatos e tecidos tradicionais africanos.

CENTRO CULTURAL AFRICANO
Fundado em 1999, o Centro Cultural Africano (CCA) tem como objetivo manter viva as tradições africanas e afrodescendentes, ajudando no desenvolvimento do patrimônio material, imaterial e oral, além de fortalecer a autoestima, solidariedade, a ética e o talento. Instalado na Barra Funda, o CCA abre um espaço de conhecimento e integração entre a cultura africana e a comunidade local, escolas, pesquisadores e visitantes.

CENTRO CULTURAL CANDOMBLÉ
Uma das religiões de matriz africana mais praticadas, o Candomblé possui mais de três milhões de seguidores em todo o mundo, principalmente no Brasil. Na capital paulista, o Centro Cultural do Candomblé proporciona uma melhor compreensão da religião, doutrinas e rituais. O local oferece um salão principal decorado com pintura dos orixás, exposições de arte – esculturas, telas, vestimentas –, além de palestras e festas, sala de jogo de búzios, cozinha para a preparação de comidas típicas, fonte de Oxum, corredor e jardim dos orixás.

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS
Um dos mais importantes templos religiosos do centro paulistano, a igreja foi consagrada em 1906 no Largo do Paissandu e até hoje os trabalhos são conduzidos pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que há mais de 300 anos luta pela preservação e resgate da cultura e dos direitos dos negros. Em 1995, foi instalada ao lado da igreja a estátua da Mãe Preta, uma referência às Amas de Leite. A cada dois meses é realizada uma missa afro na qual são feitas oferendas com milho, batata doce, feijão, pipoca e os cânticos entoados ao som dos atabaques.

MUSEU AFRO BRASIL
Inaugurado em 2004, o Museu Afro Brasil tem a missão de promover o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural africano e afro-brasileiro, e a sua presença na cultura e na sociedade, tendo como eixos a arte, a história e a memória. O acervo traz temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, registrando também a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

CENTRO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA ASÉ YLÊ DO HOZOOANE
A instituição é engajada na luta pela valorização da cultura afro-brasileira e pela promoção da diversidade cultural, proteção ao meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população. Para isso, há muitas festas, rituais e palestras, ensinando o respeito aos orixás, preservando as origens africanas na culinária e na cultura. Além disso, também capacita pessoas da comunidade em programas de geração de renda e estimula discussões relacionadas ao racismo. Localizado no Polo de Ecoturismo de São Paulo, é possível visitar o barracão onde acontece parte dos rituais religiosos ou se deliciar com a culinária, provando o vatapá e o caruru. Vale também conhecer o artesanato, as apresentações de samba de roda, de capoeira e do balé afro, o Mona Kavungo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Gil

Luiza Gil tem 304 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS