Antonio R. Rocha   |   14/04/2016 12:15

Pesquisa revela que turista gasta R$ 208 por dia em Natal

Qual o perfil do turista que visita Natal, destino que geralmente figura no ranking dos cinco mais vendidos no Brasil pelas principais operadoras e agências de viagens nacionais? 

Qual o perfil do turista que visita Natal, destino que geralmente figura no ranking dos cinco mais vendidos no Brasil pelas principais operadoras e agências de viagens nacionais?

Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN) mostra que o gasto médio do visitante na capital potiguar é de R$ 208,41.

A pesquisa, realizada em dezembro do ano passado, revela ainda que a maioria dos turistas é composta por brasileiros (82,4%), homens (51%), com nível superior (61,9%), casados (60,4%), viajando com a família (82,4%), a passeio (92%) e com renda de até R$ 6 mil (56,4%).

O IPDC também mostra que 99,3% dos visitantes aprovaram a cidade. Itens como atrativos naturais (98,5%), hospitalidade (96,8%) e bares e restaurantes (94,6%) obtiveram conceitos de bom a excelente. A pesquisa aponta ainda que 80,6% dos entrevistados pretendem retornar à cidade e 98,3% recomendariam a cidade a familiares e amigos.
O estudo revela que 25,4% dos turistas que visitam Natal são paulistas, 13,3% são cariocas e 10,3% são mineiros. Entre os turistas estrangeiros, que são 17,6% do total de entrevistados, 6,7% são argentinos, 1,7% vêm da Itália, 1,5% são chilenos, mais 1,5% de paraguaios e 1,3% são norte-americanos.
A maioria (52,8%) dos entrevistados teve sua viagem organizada por agências. Entre os serviços mais solicitados estão reservas de hospedagem (50,8%), emissão de bilhetes (43,9%) e definição de roteiros (31,8%). A grande maioria (87,7%) dos turistas chegou à cidade por avião. A Gol a companhia que trouxe mais turistas para a cidade (41,7%), seguida da Tam (34%).
City tour (85,2% das respostas), bares e restaurantes (84,3%) e atividades náuticas (54,8%) foram as principais motivações ressaltadas pelos entrevistados. Já locais como Pipa, Jenipabu, Maracajaú e Pirangi foram os mais visitados pelos turistas que estiveram em Natal no ano passado.


Fecomercio RN



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS