Fernanda Cordeiro   |   24/06/2016 10:05

Visite nove destinos com nomes bem difíceis de falar

Muitas consoantes e nenhuma vogal, veja alguns nomes quase impronunciáveis

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Acalme-se, não é um erro de digitação. Por mais difícil que seja acreditar, essas 52 letras formam o nome de uma cidade. O município galês possui o título de destino mais comprido do Reino Unido, pelo menos em sua nomenclatura. Sua forma abreviada é Llanfair PG.

Se você acha que Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch é a única com incomum, está muito enganado. Outros destinos também têm nomes diferentes e um tanto difíceis de pronunciar. No entanto, os 12 locais abaixo valem a pena dar uma passada, mesmo que você não consiga falar seu nome corretamente.

VRATISLÁVIA (POLÔNIA)
Vratislávia ou Breslávia - ou ainda em inglês Wroclaw - é uma cidade polonesa que fica às margens do rio Oder. Apesar do grande número de habitantes, não é muito conhecida por turistas brasileiros. Quando estiver por lá, saiba que a pronúncia correta é "Vrot-swaff". As construções históricas e sua arquitetura única é um dos destaques da região. O Salão do Centenário, construído em 1913, e a Wroclaw Cathedral (foto) são dois dos locais mais visitados.

LÓDZ (POLÔNIA)
Flickr.com/goldencrucian
Essa é a terceira maior cidade polonesa em relação ao número de habitantes. Fundada em 1423, a maneira certa de pronunciar seu nome, acredite, é "Woodge". Para os que estiverem na Polônia e decidirem dar uma passada lá, a arquitetura também é um de seus principais atrativos. Os principais pontos turísticos são a Alexander Nevsky Cathedral e o museu Muzeum Stacja Radegast, que começou a ser construído em 1926.

RZESZÓW (POLÔNIA)
Com apenas duas vogais, o modo certo de dizer seu nome é "Jeh-shuff" - pois é, novamente não se parece em nada como se escreve. A Rzeszów Multimedia Fountain, uma fonte que fica no centro, é responsável por vários espetáculos de águas iluminadas que faz as pessoas se juntarem ao redor para assistir. O shopping é um dos maiores do país e também é destino certo para aqueles que a visitam.

SKOPJE (MACEDÔNIA)
Capital do país, Skopje (ou "Skop-e-yay", como se fala) é moderna e preserva grande parte dos seus monumentos históricos. Para saber um pouco mais sobre a Macedônia, vale um passeio até o Museum of the Macedonian Struggle, que conta a história da nação e do seu povo.

OSIJEK (CROÁCIA)
Próxima da fronteira com a Hungria, Osijek é a quarta maior cidade da Croácia. A forma certa de falar seu nome é "Oss-ee-yek". Construções do século 18 e igrejas em estilo gótico podem ser facilmente encontradas pelas ruas do destino. Seu centro antigo é cercado por muralhas e um portão, herança dos antigos povos. A St. Peter e St. Paul Cathedral é um dos principais pontos turísticos.

AARHUS (DINAMARCA)
A segunda maior cidade dinamarquesa tem duas faces. Uma agitada, noturna e com um centro cheio de bares. Já de dia, muita área verde, um centro histórico recheado e vários museus. A forma de pronunciar seu nome é "Arr-hoose". O Palácio de Marselisborg, o museu de arquitetura Moesgård e o museu de arte Kunstmuseum são alguns dos principais pontos turísticos.

STAVANGER (NORUEGA)
Apesar de urbano, esse destino possui muitos espaços verdes e natureza. Se você pensa em algum dia ir para lá, saiba que Stavanger é recheada de museus. O museu que leva o nome da cidade conta sua história. Já a falésia de Preikestolen é ideal para uma caminhada, escalada ou até jumping. Vamos lá, diga seu nome de maneira correta: Stav-ang-yeh!.

JEREZ (ESPANHA)
Município da província de Cádis. O jeito certo de pronunciar seu nome "Hair-ess". Com muitos locais históricos, tanto a arquitetura quanto a história são o ponto alto dos destinos turísticos.. O Museo Arqueologico e a Jerez de la Frontera Cathedral são alguns dos locais mais visitados.

TBILISI (GEÓRGIA)
A Georgia é um país que tem muito a oferecer aos turistas, desde antigas construções no estilo gótico até parque de natureza quase intocada. Comparado aos outros nomes da lista, o nome da capital georgiana não é tão impronunciável assim, mas a maneira correta de reproduzir é "Tib-lease-e". O Jardim Botânico, o Turtle Lake e a Catedral de Sameba são alguns dos principais pontos turísticos da cidade.


*Fonte: The Telegraph

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS