Movida

Fernanda Cordeiro   |   15/08/2016 19:24

Turistas sobem o morro para conhecer favelas do RJ

Visitantes podem conhecer os morros do Cantagalo, Rocinha, Santa Marta, Vidigal, Babilônia, Chapéu, Mangueira, Cabritos, Tabajaras e Pereirão

Divulgação/Favelidade
Uma experiência de intercâmbio cultural está acontecendo nas comunidades do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. ONGs e projetos sociais se uniram para tornar o passeio de turistas pelas favelas da Cidade Maravilhosa possível. Com isso, os turistas podem conhecer dez comunidades e saber como é o dia-a-dia em uma favela carioca.

Esse iniciativa surgiu com o projeto Favelidade que conta com o apoio do Passaporte Verde - uma campanha do Ministério do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Os roteiros são organizados pela Atados, que entra em contato com ONGs e voluntários - de cada comunidade - e depois com os turistas que desejam conhecer um pouco mais sobre a cultura das comunidades cariocas.

A cada dia um roteiro diferente é feito para os grupo de turistas, na comunidade do Pereirão, por exemplo, os visitantes podem ver os tijolos coloridos de Cirlan Oliveira. Já no morro Dona Marta, na comunidade de Santa Marta, os turistas visitam o local que foi palco do clipe de Michael Jackson em 1996.

Nos morros do Cantagalo, Rocinha, Santa Marta, Vidigal, Babilônia, Chapéu, Mangueira, Cabritos e Tabajaras, os turistas ainda ganham um bônus, que é uma vista privilegiada do Rio de Janeiro, que só os moradores do local tem acesso.

Além dos passeios, a hospedagens desses turistas em casa de moradores ou hostels já está acontecendo em comunidades como, no Vidigal e na Rocinha.


*Fonte: Ministério do Turismo

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias