Renato Machado   |   23/12/2016 15:26

10 Patrimônios da Unesco para visitar no México

O México é um dos destinos internacionais preferidos do brasileiro nas américas. O turismo no país é conhecido no mercado nacional pelos resorts all-inclusive e pelas proporções de sua capital. No entanto, viajar para o México não se re

O México é um dos destinos internacionais preferidos do brasileiro nas Américas. O Turismo no país é conhecido no mercado nacional pelos resorts all inclusive e pelas proporções de sua capital. No entanto, viajar para o México não se restringe a isso. Confira nesta lista criada pelo Portal PANROTAS dez locais no país latino considerados patrimônios da humanidade.

TLACOTALPAN
Divulgação

A cidade costeira foi inscrita pela Unesco em 1998, principalmente por seu valor arquitetônico. Com passado colonial espanhol, o município tem como marca seus casebres com colunatas, pintados em variadas cores e adornados com árvores e jardins.

GUANAJUATO
Divulgação

No século 18, o maior centro de exploração de prata do mundo era em Guanajuato. O dinheiro proveniente do minério, em quase sua totalidade, navegou rumo à Europa. O pouco que restou, no entanto, foi o suficiente para levantar a bela cidade, patrimônio da Unesco desde 1988.

SAN MIGUEL DE ALLENDE
Divulgação

Inicialmente, a função principal da cidade era proteger a estrada real que cortava o país. Seu apogeu aconteceu justamente durante um boom de construções religiosas em estilo barroco, motivo principal pelo título recebido pela Unesco de Patrimônio da Humanidade em 2008.

QUERÉTARO
Divulgação
Diferentemente dos destinos anteriores, Querétaro não é uma cidade com retrospecto exclusivo espanhol. A origem indígena também está presente, mesclada com construções europeias. Ruas originais das comunidades indígenas são um convite para caminhadas na cidade, que entrou para a lista da Unesco em 1996.

CAMPECHE
Divulgação
Por ser uma cidade portuária, Campeche hospeda um complexo sistema de fortificações. A arquitetura militar hispano-americana dos séculos 17 e 18 que marca tais construções foi a razão pela qual o local entrou, em 1999, na lista da Unesco.

MORELIA
Divulgação

Localizada no topo de uma colina, a cidade de Morelia possui mais de 200 construções históricas representantes de estilos como o renascimento espanhol e a experiência mesoamericana. Apesar disso, não foi pela arquitetura que Morelia se tornou Patrimônio da Humanidade em 1991. Seu centro histórico foi tombado devido a ideais libertários difundidos no início do século XIX.

CIDADE DO MÉXICO
O nome atual se refere à megalópole construída no século 16 sobre as ruínas de Tenochtitlan, antiga capital asteca. Além dos vestígios de cinco templos da comunidade indígena, a cidade ainda conta com a maior catedral do continente. Fatos suficientes para a Unesco a considerar patrimônio em 1987.

OAXACA DE JUÁREZ
Divulgação

A colonização espanhola pode ser bem representada em seus aspectos arquitetônicos nesta cidade do século 16 e que se tornou Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987. Além da robustez e cuidado na construção dos prédios, chama a atenção no local como Oaxaca foi bem projetada para se adaptar às características sísmicas da região.

MONTE ALBÁN
Divulgação

Também em 1987, a Unesco definiu esse campo arqueológico como Patrimônio Cultural da Humanidade. Uma das mais antigas cidades pré-hispânicas, que estima-se ter chegado a 35 mil habitantes, possui construções antigas tradicionais do povo asteca.

ZACATECAS
Divulgação
Um vale estreito bem no coração do México foi o local que os espanhóis escolheram para construir a majestosa cidade, em 1546. Na lista da Unesco em 1993, Zacatecas tem construções em encostas íngremes, preservando edifícios antigos, religiosos e civis.

Tópicos relacionados