Rafael Faustino   |   23/12/2016 13:23

Rally Dakar põe Argentina na vitrine do turismo de aventura

Já pela nona vez, a Argentina receberá o mundialmente famoso Rally Dakar. Desta vez, junto com o Paraguai e Bolívia, antes da corrida mundialmente famosa terminar em território argentino.

Já pela nona vez, a Argentina receberá o mundialmente famoso Rally Dakar. Desta vez, junto com o Paraguai e Bolívia, antes da corrida mundialmente famosa terminar em território argentino. Serão 491 competidores de 59 nacionalidades, distribuídos em 316 veículos: 83 carros, 146 motos, 50 caminhões e 37 quadricículos, percorrendo nove mil quilômetros em 12 etapas.

Divulgação/Catamarca

A prova começa no dia 2 de janeiro no Paraguai, para depois adentrar a Argentina e passar por 13 províncias suas, incluindo Santiago del Estero, Tucumán e Jujuy. Nessa região nortenha, os pilotos passarão por rios, vales e longas subidas, com uma variedade de climas e terrenos que os levará a uma altitude superior a três mil metros.

Depois de passar pela Bolívia, a corrida retorna para a Argentina na cidade de Salta. Ali, cânions em uma mistura de cores irão encantar a vista dos pilotos, antes que eles passem por La Rioja, San Juan e Catamarca. Os belos locais mostram a faceta argentina para o turismo de aventura, uma atividade cada vez mais explorada internacionalmente. Além das atividades em terra, a costa da região de Fiambalá, por exemplo, traz um ambiente propício para rafting, windsurfe e kitesurf.

Divulgação/Catamarca

Por fim, as últimas etapas começam em Córdoba, região sempre presente tanto no Rally Dakar quanto no World Rally Championship. Uma parada em Rio Cuarto e, passando por Santa Fé, os competidores chegam à capital Buenos Aires para a chegada.

PAÍS DOS ESPORTES
A expectativa pelo Rally Dakar coloca mais uma vez a Argentina na posição de organizador de eventos esportivos. No país, já ocorrem provas do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTTC) e do Mundial de Motocicleta (Moto GP), ambas em Santiago del Estero, cidade que ano a ano se prepara para essas ocasiões ampliando seus serviços turísticos e oferta hoteleira.

Divulgação/Catamarca

Há ainda o Desafio da Rota 40, na estrada mais longa da Argentina, com 5,2 mil quilômetros de extensão. Entre Santa Cruz e Jujuy. Sem falar, é claro, do futebol, paixão nacional em todas as regiões argentinas.

Está prevista ainda a realização dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, em 2018. Para isso, está sendo construída a vila olímpica e sedes que receberão nada menos que 3,2 mil atletas de todo o mundo. Quem gosta de esporte certamente pode encontrar na Argentina um destino com incontáveis atrativos.

Divulgação/Catamarca

Tópicos relacionados