Rafael Faustino   |   06/04/2017 19:50

Suíça: 17% mais diárias de brasileiros no 1° trimestre

Após amargar um decréscimo de 11% em 2016 em diárias de turistas brasileiras, a Suíça enxerga uma retomada

Marluce Balbino
Urs Eberhard
Urs Eberhard

O ano de 2017 é especial para o turismo suíço: completam-se 100 anos de promoção do país no Exterior. No Brasil, são quase 20 anos de presença, que hoje se traduz em uma operação com três pessoas alocadas na única representação dentro da América do Sul. E, após amargar um decréscimo de 11% em 2016 em diárias de turistas brasileiras, a Suíça enxerga uma retomada, com uma alta de 17% observada de janeiro a março deste ano.

"A crise pegou fortemente as viagens à Suíça, como a muitos outros mercados, mas já vemos uma mudança. Acreditamos que é mantendo investimentos em tempos difíceis que se colhe os frutos nos melhores períodos", comentou o vice-presidente executivo de Mercados da Switzerland Tourism, Urs Eberhard, presente na WTM Latin America.

Segundo ele, é provável que o número absoluto de turistas cresça em até 5% neste ano. Em 2016, foram 85 mil turistas e pouco mais de 201 mil diárias.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Por ocasião do centenário da promoção turística, algumas exposições especiais foram montadas em Zurique neste ano. O Museu de Design da cidade recebe pôsteres e peças gráficas de marketing usadas durante os cem anos de promoção. Em outro trabalho, fotógrafos de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e China foram convidados para retratar a Suíça segundo suas visões do país, resultando em trabalhos espontâneos e fora do padrão turístico.

Em relação ao trade, o turismo suíço aposta mais em soluções digitais, como usar as mídias sociais e conteúdo qualificado na internet. "Lançamos recentemente nosso e-learning para os brasileiros e achamos que é a melhor forma de chegar a todos com agilidade. Futuramente, poderemos retomar as ações presenciais", disse Eberhard.

Tópicos relacionados