Renato Machado   |   16/08/2017 12:30

O perfil do brasileiro que viajou para os EUA em 2016

Viagens de lazer, com idas às compras e duração de dez dias é um resumo que funciona na maioria dos casos

Pixabay
Reflexo da instabilidade econômica do País, o número de brasileiros em visita aos Estados Unidos e seus gastos durante estas viagens caíram em 2016. Porém, segundo levantamento do Departamento de Comércio daquele país, o perfil desse turista não sofreu grandes alterações: lazer, com idas às compras e duração de dez dias é um resumo que funciona na maioria dos casos.

Já quem ganhou relevância, segundo os números, foi o agente de viagens. Um dos itens pesquisados foi a fonte de informações para o planejamento da viagem (calculada em múltiplas respostas, ou seja, soma dos itens superior a 100%). Dentre todas as respostas, apenas o agente de viagens teve crescimento na comparação com 2015. A singela variação positiva de 0,9 ponto percentual ganha peso se colocada ao lado das quedas de recomendações pessoais (-1, p.p), OTAs (-2,1) e guias de viagem (-3,1).

A posição das fontes de informação, no entanto, não alterou. O ranking neste quesito segue com a liderança das companhias aéreas (58% das respostas), seguida de recomendações pessoais (43%), OTAs (33%), escritório governamental de Turismo (20%) e agentes de viagens (17%).

MOTIVOS DA VIAGEM
Quando a pergunta é sobre o principal motivo da viagem, 70% responderam “lazer/férias” (queda de 3,1 p.p.). Segundo colocado, “visita a amigos/família” cresceu 3,1 pontos, fechando o ano com 12% das viagens. Com aumento em “negócios” (0,1) e “convenções” (0,8), dois itens independentes na pesquisa, o corporativo teria a virtual segunda colocação, com 14% (8% em “negócios”, 6% em “convenções”).

Considerando-se as respostas em múltipla escolha, o crescimento de “visitas a amigos/parentes” é ainda maior (4 pontos percentuais), enquanto que a queda de “lazer/férias” não é tão acentuada (-2,6 pontos). Variações que não são suficientes para alterar o ranking, que se mantém com “lazer/férias” na liderança (76%), seguido por “visitas a amigos/parentes” (23%), “negócios” (11%), “convenções” (8%) e “educação” (6%).

ATIVIDADES
Que o brasileiro aproveita a visita aos Estados Unidos para fazer compras, isso não é novidade. A atividade segue líder disparada do ranking (de múltiplas escolhas nesta categoria) com 88% das viagens, apesar de queda de 0,6 p.p. Duas variações chamam atenção no top 3: sightseeing (75%), que cresceu 5,8 pontos; e parques temáticos (45%), que caiu 5,6.

Ir à balada, aparentemente, não está em alta entre os brasileiros que turistam por lá. Em 2015, o item figurava na quinta colocação do ranking, como uma das atividades feitas por 33% dos viajantes. No ano passado, este valor caiu bruscamente, descendo 14,8 ppontos percentuais e fechando 2016 com 18% das viagens e amargando a 9ª colocação.

TRANSPORTE

A locomoção deste turista pelos Estados Unidos (com resultados também em múltipla escolha) foi feita com carros alugados por 46% dos viajantes. Apesar da liderança, o quesito teve baixa de 9 pontos em relação a 2015. “Carros privados/companhias”, com 37% (+4,7); “voos regionais dentro dos EUA”, com 27% (+3,6); e “metrô/ônibus”, com 22% (+1,7) completam a lista.
Pixabay

O uso de táxi caiu da terceira para a quinta colocação, saindo de 24% para 21% das viagens. Não contabilizados em 2015, serviços como Uber representaram, em 2016, 9%.

PLANEJAMENTO
Planejamento e duração da viagem se mantiveram, na média, rigorosamente iguais de 2015 para 2016. A decisão de viajar foi feita 90 dias antes do embarque e o período nos Estados Unidos foi de dez dias. O promédio de reservas em hotel foi de 11 noites.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS