Janize Colaço   |   07/12/2016 09:01

Magda: agentes são ''arquitetos e designers'' de viagens

Assim como em diversos setores, a tecnologia influência muitos aspectos do Turismo. De acordo com a presidente da Braztoa e vice-presidente de Produtos e Marketing da Agaxtur, Magda Nassar, as novas ferramentas possibilitaram, entre tantas coisas, uma revolução na distribui&cced

Emerson Souza
Magda Nassar, presidente da Braztoa e vice-presidente de Produtos e Marketing da Agaxtur
Magda Nassar, presidente da Braztoa e vice-presidente de Produtos e Marketing da Agaxtur

Assim como em diversos setores, a tecnologia influencia muitos aspectos do Turismo. De acordo com a presidente da Braztoa e vice-presidente de Produtos e Marketing da Agaxtur, Magda Nassar, as novas ferramentas possibilitaram, entre tantas coisas, uma revolução na distribuição de produtos.

“Os agentes e operadores desse futuro, que já chegou, transformaram-se em consultores, arquitetos e designers que projetam as viagens de seus clientes de acordo com suas preferências pessoais e os grupos aos quais pertencem”, enfatizou Magda.

E, além de destacar a importância de empresas turísticas estarem atentas às mudanças, Magda ainda ressalta a oportunidade de agentes sempre buscarem se renovar a cada dia e buscar conhecimento nas mais diversas áreas do saber, pois, segundo ela, "um bom consultor de viagem e uma operadora de qualidade têm cada vez mais valor, afinal os consumidores querem contar com pessoas que lhes ofereçam um serviço completo, potencializando a qualidade da sua viagem".

Confira abaixo o artigo de Magda Nassar, e clique aqui para ver o Anuário de Distribuição da PANROTAS:

Oportunidades de renovação

Muitos colegas do Turismo se lembram dos velhos tempos com muito romantismo. Tempos em que os clientes iam às agências de viagens para comprar todo e qualquer serviço, de passagens aéreas a pacotes completos. Para viajar, era necessário carregar uma pasta com muitos papéis com as reservas de cada fornecedor da viagem.

Mas tudo mudou. A tecnologia revolucionou a distribuição de produtos no setor e as empresas estão vendendo serviços turísticos por diversos canais, das lojas físicas aos modernos aplicativos.

Entretanto, o desafio continua. Novos horizontes foram criados e outros muitos virão. Tecnologias que hoje nem conseguimos imaginar serão triviais no nosso dia a dia, mas o profissional de Turismo atual, independentemente de sua posição, precisa se desafiar. É a oportunidade de se renovar a cada dia, pois estamos participando da história. Vivemos tempos empolgantes, de descobertas e ideias inacreditáveis.

Uma das tecnologias com grande potencial é a realidade aumentada. Os vencedores do Hackaton Viagens, competição que fizemos em parceria com a Abav, apostaram nessa novidade como forma de melhorar a interação entre agentes e consumidores. O projeto que eles apresentaram possibilita que qualquer agência tenha, em seu escritório, um sistema que permita ao cliente “viajar” por um destino virtualmente, vivenciando as experiências que poderá encontrar.

O futuro é agora! E os agentes e operadores desse futuro que já chegou se transformaram em consultores, arquitetos e designers que projetam as viagens de seus clientes de acordo com suas preferências pessoais e os grupos aos quais pertencem. Isso significa que é possível criar roteiros que atendam a uma fatia ampla de clientes, já que como seres sociais nos organizamos por grupos de interesses ou nichos.

Os destinos já têm percebido esse novo comportamento é trabalhado cada vez mais forte em torno de roteiros de viagem diversificados, com opções para todos os gostos: viagens urbanas, praias, roteiros de esqui, parques temáticos, eventos culturais, música, gastronomia, ecoturismo, aventuras, esportes e casamentos.

Tantas opções e um número gigantesco de informações, dicas e recomendações na internet e nas redes sociais podem deixar um consumidor confuso ao decidir para onde ir, em qual época e o que fazer de acordo com suas preferências pessoais. É um sintoma do excesso de informação que esse mundo conectado nos proporciona, o que aumenta a necessidade de profissionais especializados que podem orientar seus clientes e direcioná-los a fazer a viagem mais adequada aos seus desejos. Nesse cenário, um bom consultor de viagem e uma operadora de qualidade têm cada vez mais valor, afinal os consumidores querem contar com pessoas que lhes ofereçam um serviço completo, potencializando a qualidade da sua viagem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS