Renê Castro   |   25/08/2009 22:48

México celebra recuperação em festival em SP

O Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), em parceria com a rede Hyatt, lançou hoje, no Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista, o Festival Mexicano de Oaxaca

O Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), em parceria com a rede Hyatt, lançou hoje, no Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista, o Festival Mexicano de Oaxaca. Conhecida como um polo gastronômico daquele país, a região é resultado de uma fusão entre as culturas indígena e espanhola. Em os pratos mais populares da cidade, destaque para o mole, considerado o carro-chefe da cozinha local. A iguaria é fruto da mistura de especiarias, grãos e pimenta, servida com pedaços de frango ou porco, acompanhados por arroz ou feijão.

Para preparar essa e outras delícias para os hóspedes da unidade paulista, foi convidado o chef Alejandro Ruiz, do Hyatt Oaxaca, no México, que ficará no Brasil até domingo (dia 30), para elaborar um prato diferente a cada dia. A partir de amanhã (quarta, dia 26), e até sexta-feira (dia 28), será possível apreciar jantares, ficando o final de semana destinado para a degustação de brunchs.

Um dos organizadores do projeto, o diretor de Alimentos e Bebidas do Grand Hyatt São Paulo, Richard Pfander, explicou que o objetivo da ação é aguçar a curiosidade dos brasileiros pela gastronomia mexicana, impulsionando-os a visitar o país e conferir de perto o melhor de cada região. “Esperamos receber 70 pessoas por dia nos jantares e cerca de 100 pessoas nos brunchs”, completou ele.

RECUPERAÇÂO
O diretor do CPTM, Guillermo Hidalgo, aproveitou a oportunidade para reiterar a boa condição do México para o turista brasileiro. Depois de passar por um período caótico, por conta do surto da Gripe A, o México comemorou uma média de 72% de ocupação em julho nos hotéis, boa parte desse índice proveniente do turismo interno. Porém, a notícia de mais agrado para Hidalgo é o restabelecimento de todo o comercio local. “Ninguém mais fala na gripe, tanto é que a utilização de máscaras está virando caso raro. Estamos totalmente recuperados”, comemorou Guillermo Hidalgo.

Quem também tem motivos para comemorar é a Aeromexico. Afetada com a queda brusca de demanda em um ano atípico (crise econômica mais Gripe A), a companhia vê sinais de recuperação no mercado. Segundo o executivo de Vendas da empresa, Marcelo Kaiser, foi registrado uma média de 70% de ocupação nas férias de julho. “Esse número foi resultado de várias ações que promovemos, principalmente, para os turistas norte-americanos. Vale destacar que para o final de ano estamos indo muito bem, com todos os voos bloqueados pelos operadores brasileiros. A expectativa é que as coisas voltem ao normal”, revelou ele.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS