Maria Izabel Reigada   |   03/05/2016 16:24

Começa percurso da tocha pelos monumentos de Brasília

a presidente Dilma Rousseff acendeu a primeira tocha olímpica em solo brasileiro, acompanhada pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, que desceu do avião vindo da Suíça com a chama olímpica, às 7h50, no aeroporto de Brasília. O Palácio do Planalto foi o primeiro desti


André Luiz Melo/Rio 2016
Carlos Arthur Nuzman, do Comitê Organizador, na chegada da chama olímpica a Brasília

BRASÍLIA – Por volta das 10h, após breve pronunciamento, a presidente Dilma Rousseff acendeu a primeira tocha olímpica em solo brasileiro, acompanhada pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, que desceu do avião vindo da Suíça com a chama olímpica, às 7h50, no aeroporto de Brasília.

O Palácio do Planalto foi o primeiro destino da chama, que percorrerá 118 quilômetros da capital federal e arredores, sendo conduzida por 141 pessoas e visitando 15 pontos turísticos da cidade.

Entregue pela presidente Dilma à primeira condutora, a bicampeã mundial de vôlei Fabiana Claudino, em direção à Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. No local, a Esquadrilha da Fumaça faz apresentação desenhando nos céus da capital federal os aros que simbolizam os Jogos Olímpicos.
Divulgação/Agência Brasil
A atleta Fabiana Claudino, primeira condutora da tocha noBrasil, desce a rampa do Palácio do Planalto, dando início ao percurso

Entre os condutores da tocha em Brasília está a menina síria Hanan Khaled, de 12 anos, refugiada que chegou ao País no ano passado. Entre os atletas estão ainda a jogadora de vôlei brasiliense Paula Pequeno e o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.


Entre os pontos turísticos que serão percorridos pela tocha, além da Catedral de Brasília e do Palácio do Planalto, estão a Ponte JK, o Memorial JK e o Estádio Nacional Mané Garrincha.

Ao estádio, a tocha chegará conduzida a bordo de um helicóptero, descendo de rapel ao centro do gramado, onde o zagueiro de futebol Lúcio, campeão da Copa do Mundo de 2002, fará uma volta olímpica com a tocha ao redor do campo.

O revezamento termina na Esplanada dos Ministérios, com acendimento da pira pela ex-jogadora de vôlei Leila. No local, foi montado palco onde o público poderá acompanhar os shows de Daniela Mercury e Diogo Nogueira.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS