Renato Machado   |   29/08/2017 21:00

La Cita destaca números da última década na Am. Latina

Para reforçar a importância do mercado latino-americano à indústria de Turismo da Flórida, o organizador do La Cita de Las Americas, Rick Still, abriu sua feira, nesta terça, com números e tendências de consumo dos visitantes latinos para os Est

Renato Machado
Ron Erdmann, da NTTO, e Scott Johnson, da Travel Market Insights
Ron Erdmann, da NTTO, e Scott Johnson, da Travel Market Insights
ST. PETESBURG – Para reforçar a importância do mercado latino-americano à indústria de Turismo da Flórida, o organizador do La Cita de Las Americas, Rick Still, abriu sua feira, nesta terça, com números e tendências de consumo dos visitantes latinos para os Estados Unidos em 2016. Still exaltou a presença de fornecedores e imprensa internacional no encontro e deu espaço para o diretor do Escritório Nacional para Viagens & Turismo (NTTO) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Ron Erdmann, “provavelmente um dos melhores no mundo quando o assunto é reunião e interpretação de dados”, nas palavras do criador do La Cita.

Com números atuais e fazendo um balanço da última década, Erdmann mostrou que o mercado latino-americano (Américas Central e do Sul, mais Caribe) levou 8,03 milhões de turistas aos Estados Unidos em 2016 – número que, em 2007, foi de 4,38 milhões. Apesar da queda em relação a 2015 (de 2,19%), o diretor do NTTO defende que o histórico é animador.

A América do Sul sozinha, segundo os números apresentados, foi responsável por 5,3 milhões de turistas – 6% a menos que em 2015, porém incríveis 133% a mais em relação a 2007. No período, por exemplo, o mercado brasileiro (principal na região) cresceu 165%.

Em 2007, o gasto total dos brasileiros em viagens para os Estados Unidos totalizou US$ 3,9 bilhões . Dez anos mais tarde, e após um crescimento de 184%, o ano de 2016 fechou com gastos na casa dos US$ 11 bilhões.

A apresentação foi concluída pelo presidente da Travel Market Insights, Scott Johnson. O especialista mostrou aos presentes a importância de se levar em consideração os números para aprimorar os resultados na prática.

Ao comentar um slide de Ron Erdmann, que mostrava que o mercado da América Latina era responsável por 26,75% das chegadas internacionais para os Estados Unidos, Johnson questionou: “Alguém aqui investe 27% dos seus esforços no mercado latino americano?”. Após poucas mãos levantadas, completou, dizendo então que “tem algo aqui que estamos perdendo”.

Para Scott Johnson, “a parte analítica não está sendo notada”. “Quantas vezes eu não fiz apresentações que mostravam que a América Latina seria grande no futuro, mas foi deixada de lado porque, nos rankings, não era a número um, ou não tinha o crescimento mais rápido”, argumentou.

A 5ª edição do La Cita de Las Americas é sediada na cidade de St. Petesburg, na Flórida. O evento ocorre no icônico hotel Vinoy Renaissance entre 29 e 31 de agosto.

O Portal PANROTAS viaja para o La Cita 2017 voando Avianca Brasil e com proteção April Brasil.

Tópicos relacionados