Movida

Artur Luiz Andrade   |   12/11/2009 14:44

Solange Vabo, do Reserve e da Solid, comemora hoje 30 anos de turismo – e apresenta seus planos em primeira mão

Bem sucedida profissional do setor, a carioca Solange Vabo comemora hoje 30 anos de carreira no turismo.

PANROTAS / Emerson Souza
Solange Vabo - 30 anos de turismo
Solange Vabo - 30 anos de turismo
Bem sucedida profissional do setor, a carioca Solange Vabo comemora hoje 30 anos de carreira no turismo. Para comemorar, vai participar como moderadora do painel Criatividade em Gestão e Produtos de Turismo, no II Seminário Aaviesp para Profissionais de Turismo, nesta segunda-feira, em Campinas. Nada mais representativo para quem vem atuando no segmento de viagens corporativas, sempre buscando o caminho da inovação por meio da tecnologia.

Bacharel em turismo, após iniciar sua carreira na Nacional Turismo, agência que deu origem à Riotravel de Adalcy Santos, hoje seu maior amigo no trade, além de parceiro e cliente, Solange passou também por 747 Viagens e Transway.

“Este início foi fundamental na minha carreira, pois ali identifiquei meu foco no segmento corporativo”, explica Solange ao Portal PANROTAS. Em 1983, ingressou na Avipam e ocupou diversos cargos gerenciais, até assumir, em 1985, a diretoria executiva, cargo que ocupou, ao lado de Fernando Slomp, até 1995, quando fundou sua própria agência, em sociedade com seu marido, Luís Vabo. “Nesta fase, desenvolvi os conceitos que norteiam nosso trabalho em gestão de viagens corporativas até hoje”, comenta.

Na Solid Corporate Travel, associou-se ao Favecc em 2002, na gestão de Goiaci Alves Guimarães, grande incentivador de novidades, quando vislumbrou a oportunidade de desenvolver um novo modelo de negócio, baseado na tecnologia como ferramenta de gestão de viagens corporativas, permitindo à agências de médio e grande portes, recursos superiores aos divulgados pelas mega agências globais.

Solange relembra que “a evolução única da distribuição eletrônica no Brasil gerou a necessidade de desenvolvimento de um novo sistema, que integrasse todo o conteúdo de reservas aéreas, então fragmentado em portais e sistemas independentes. O Favecc percebeu isso e alguns associados nos demandaram este desafio, que foi entregue em dezembro de 2004”.

Após o Reserve ser premiado pelo Favecc com o Troféu Partnership 2005 em Tecnologia, Solange passou a investir no sistema toda sua experiência e network, tornando o sistema líder no Brasil em sistemas de gestão de viagens corporativas.

Além do Jornal PANROTAS, que a incluiu entre as 15 mais importantes personalidades do turismo em 2006, seu espírito empreendedor também foi premiado pelo Instituto Endeavor e Revista Exame, colocando-a entre os maiores casos de empreendedorismo no Brasil, em 2007.

“De lá para cá, temos trabalhado muito e, certamente, colhido bons resultados. Nosso objetivo agora é repetir esta experiência no exterior”, informa ela sobre o início da operação do Reserve, este mês, na Cargill Argentina.

Solange atualmente trabalha no desenvolvimento de um novo mercado para seus produtos de tecnologia. A executiva está testando a primeira versão de um hosting de reservas para companhias aéreas, 100% nacional, desenvolvido por sua equipe para atender a demanda de um grande cliente corporativo, com frota própria de três aviões.

“O Travelnow é um sistema de reservas, embarques e gestão de transporte de passageiros, focado no transporte aéreo. Em breve, vamos oferecê-lo com preço imbatível, às pequenas e médias cias. aéreas brasileiras”, adianta Solange, de olho no mercado da aviação.

Sobre outros produtos em desenvolvimento, como o sistema Hoasys (Hotel Online Account System), que pretende resolver a interminável insatisfação do mercado corporativo com os atuais meios de pagamento de hotelaria, Solange prefere aguardar para lançá-lo no momento adequado. “O conceito principal do Hoasys é que todos os players envolvidos precisam estar felizes, incluindo o hóspede, sua empresa, os hotéis, as administradoras de cartão e os agentes de viagens”, revela.

A respeito do lançamento de um outro sistema de reservas, como o Reserve, mas focado no mercado de lazer e turismo, Solange explica que já há demanda das próprias agências licenciadas Reserve, como Casablanca, de Fortaleza, e Luck, de Recife, que já manifestaram formalmente interesse no novo produto. “O Cheaptravel já está na prancheta. Como faremos um produto com soluções inovadoras, diferentes do que existe atualmente, demandará ainda alguns meses”, finaliza, mostrando que ainda tem muito a fazer nos próximos 30 anos.

Veja no álbum algumas fotos da carreira de Solange Vabo. Seu e-mail é solvabo@reserve.com.br.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias