Artur Luiz Andrade   |   15/06/2011 10:01

É hoje em SP lançamento do livro sobre Mayer Ambar

O jornalista Fabio Steinberg e a família Ambar lancam hoje à noite, na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro O Maestro, sobre a vida de Mayer Ambar, fundador da Bel Air

O jornalista Fabio Steinberg e a família Ambar lancam hoje à noite, na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro O Maestro, sobre a vida de Mayer Ambar, fundador da Bel Air, uma das maiores agências de viagens do País. No dia 17 será a vez do lançamento no Rio de Janeiro, na Livraria Leonardo da Vinci.

A obra retrata a vida do patriarca desde a sua infância no Cairo, passando pela sua chegada no Brasil até a fundação da Bel Air Viagens.

Influenciado pela obra Brasil, País do Futuro do famoso escritor austríaco Stefan Zweig, o jovem judeu egípcio Mayer Ambar resolve emigrar para o Brasil em 1946. Além de dominar várias línguas, traz na bagagem apenas coragem, otimismo e simpatia. Dotado de espírito democrático e personalidade cativante, é carinhoso com todos. Idolatra a música clássica e faz dela companheira inseparável em sua existência, nos bons e maus momentos. Sem ter estudado música, encanta pessoas ao piano que toca de ouvido, enquanto abre caminho pessoal e profissional no novo território. Nem mesmo a saúde precária, seu único inimigo, reduz sua vontade de viver, e ele sabe driblar as enfermidades com alegria e humor.

A partir de depoimentos de parentes, colegas e amigos, gravados há 15 anos, somados a entrevistas e pesquisas, o livro resgata a epopeia de Mayer Ambar. O Maestro trafega pela sua infância no Cairo em sua época de ouro à chegada ao Rio de Janeiro em seu auge como capital do Brasil. Cobre do aprendizado do jovem do novo idioma ao seu primeiro emprego, até a fundação da Bel Air Viagens, que se tornaria a maior de sua época e modelo para a nascente indústria do turismo brasileiro. As suas realizações e visão o transformam em ícone do mercado do turismo e modelo de ser humano.

Tendo como pano de fundo o cotidiano dos judeus-egípcios no começo do século 20 até sua expulsão pelo governo Nasser, o livro expõe a extensão e o significado desse êxodo, um assunto pouco explorado no Brasil. Destaca a férrea determinação de um imigrante, a mesma de tantos outros que trocam o universo conhecido pela esperança no novo território. Registra também a solidariedade de pessoas ou coletividades que acolhem seus compatriotas com carinho e amor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.