Janize Colaço   |   25/08/2016 10:44

Autor de best-seller ensina a fazer orçamento de férias

Matt Kepnes, mais conhecido como “Nômade Matt”, sabe de uma coisa ou outras sobre orçamento de viagens. Durante uma visita à Tailândia, em 2005, Kepnes decidiu sair de seu trabalho e continuar a viajar pelo mundo por tempo indeterminado.Dez anos depois,

Reprodução / Matt Kepnes
Matt Kepnes, mais conhecido como “Nômade Matt”, sabe de uma coisa ou outra sobre orçamento de viagens. Durante uma visita à Tailândia, em 2005, Kepnes decidiu sair de seu trabalho e continuar a viajar pelo mundo por tempo indeterminado.

Dez anos depois, ele ainda não parou e continua a postar em seu blog, “Nomadic Matt, com conselhos e publicação de um livro best-seller, “How to Travel the World on $50 a Day” (Como viajar o mundo com US$ 50 por dia, em uma tradução literal) ao longo do caminho.

Então, qual é o maior erro que ele vê as pessoas fazerem quando se trata de orçamento para um período de férias?

“Eles assumem que é caro. Esse é o primeiro erro", afirmou Kepnes à jornalista Farnoosh Torabi. “As pessoas presumem que uma viagem exige reserva em hotéis, refeições caras, táxis, passeios e passagens que não são baratas”, completou.

O medo de uma viagem cara se resume a nada mais do que um simples pensamento, de acordo com Kepnes. Muitas pessoas pensam que é preciso organizar um orçamento de férias enorme – mas nem sempre é esse o caso.

“Você tem um orçamento para conseguir ir levando a vida durante uma rotina normal, quando com trabalho e moradia fixa. É realmente a mesma coisa quando se está na estrada. Apenas não pensamos nisso, pois não temos uma cultura de viagem. No máximo, vivemos uma cultura de férias”, disse.

Sim, há hotéis de luxo, atividades caras e jantares acima do preço. Porém, se você planeja seu orçamento de férias parecido com a maneira como você vive em casa, em bem provável que ele se torne viável para caber durante as viagens.

"Eu sempre descrevo o orçamento de viagens exatamente como faria se estivesse em casa”, Kepnes explicou. "Você acorda todos os dias e não sai por aí e toma um táxi para todos os lugares. Às vezes você até anda, mas não sempre. E ninguém come no restaurante mais caro da cidade diariamente em todas as refeições."

Tópicos relacionados