Antonio R. Rocha   |   18/05/2016 12:48

Alves: "Turismo tem penúltimo orçamento da Esplanada"

Terminou há poucos minutos a solenidade de inauguração da Destination Brazil Travel Mart, evento que estreia, em Porto de Galinhas (PE), em substituição à Brazil National Tourism Mart (BNTM), criada em 1993.


Emerson Souza


Terminou há poucos minutos a solenidade de inauguração da Destination Brazil Travel Mart, evento que estreia, em Porto de Galinhas (PE), em substituição à Brazil National Tourism Mart (BNTM), criada em 1993. A mesa principal foi bastante prestigiada, com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara; dos secretários de Turismo de Pernambuco (Felipe Carreras), Recife (Camilo Simões) e Ipojuca (Rui Xavier), além do presidente da CTI Nordeste, Nelson Pelegrino, e de dirigentes de entidades de classe, em geral.

Os discursos das autoridades pouco mudaram e percebe-se algum otimismo com os novos tempos que o Brasil começa a viver. O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (foto), provou mais uma vez ser um bom orador. Foi bastante aplaudido em sua fala, que, na verdade, pouco acrescentou - além de promessa de empenho - à radiografia de carências do turismo nacional, que depende de uma junção de itens básicos como saúde e segurança, por exemplo, só para citar os vetores mais importantes.

O dado mais revelador da abertura da Destination Brazil coube ao próprio ministro, que afirmou que a pasta do Turismo, mesmo quando o governo tinha 32 ministérios (atualmente são 22), continua sendo a penúltima em orçamento. Apenas migrou de um incômodo 31 lugar para um "vergonhoso" 21 lugar, como reconhece o próprio ministro. O orçamento de 2016 foi contingenciado pela metade. Os minguados R$ 600 milhões iniciais do Ministério do Turismo, reclamou Alves, viraram meros R$ 300 milhões.

"Isso é uma falta de respeito, de consideração, de visão. Como pode o Turismo ser o penúltimo orçamento da Esplanada? Eu não posso fazer nada sozinho, a não ser lutar. Preciso de vocês, da iniciativa privada, para dar voz cada vez mais ativa à batalha que, prometo, começo a travar a partir desta semana. Ou melhor, recomeço", observa.

Alves disse ainda que é preciso um "remédio amargo" para alertar o governo, em geral, a investir devidamente no turismo. "No ano passado participei de um evento da Abrasel, em Brasília, e só ouvi reclamações do setor. Cheguei a propor aos donos de restaurantes e bares que fechassem seus estabelecimentos por um sábado apenas para toda a cadeia produtiva sentir o que isso significa para o turismo e assim sensibilizar o governo", reclama o ministro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS