Claudio Schapochnik   |   21/01/2014 10:18

Rede Pontes fatura e hospeda mais em 2013, diz Paraíso

Em 2013, a rede pernambucana Pontes Hotéis e Resorts registrou um aumento na taxa média de ocupação – total e nas três unidades – e no faturamento, em relação ao ano anterior. “Foi um ano interessante”, diz Paraíso

Em 2013, a rede pernambucana Pontes Hotéis e Resorts registrou um aumento na taxa média de ocupação – total e nas três unidades – e no faturamento, em relação ao ano anterior. “Foi um ano interessante”, resume o gerente de Marketing e Vendas da empresa, Sérgio Paraíso, em entrevista exclusiva ao Portal PanHotéis. A Pontes é dona e administra o Mar Hotel e o Atlante Plaza, ambos em Boa Viagem, em Recife, e o Summerville Beach Resort, na praia de Muro Alto, em Ipojuca.

De acordo com Paraíso, a taxa média de ocupação da rede foi de 71,49% em 2013, e houve um acréscimo no faturamento de 7,9% no ano passado em relação ao ano anterior.

No entanto, para esse ano, Paraíso não vê “boas expectativas para o turismo”. Ele credita esse cenário ruim aos seguintes fatores: “mudança do calendário escolar devido à Copa do Mundo; o segmento corporativo terá custos reduzidos e investimentos destinados aos períodos pré ou pós-Copa; e eleições, que acarreta redução de gastos públicos e diminuição do número de eventos subsidiados”.

Mas entre março e abril, o Mar Hotel inaugura a expansão com mais 175 apartamentos. “Com as novas atualizações, incluindo lobby atualizado, novos apartamentos, ampliação da estrutura de eventos e o pleno funcionamento do empresarial Pontes Corporate Center, conectado ao empreendimento hoteleiro, o complexo passa a se denominar Mar Hotel Conventions.

Leia a seguir a íntegra da entrevista.

PanHotéis – Como foi, de um modo geral, 2013 para a Pontes Hotéis?
Sérgio Paraíso – Foi um ano interessante. Houve um acréscimo na ocupação dos três hotéis da rede, com números bastante positivos. No Summerville, foi observada uma procura recorde para sediar convenções. No quesito turismo de eventos, foi registrado um incremento de cerca de 15% com relação ao mesmo período do ano anterior. A agenda de eventos incluiu de fechamentos, ou seja, ocasiões em que o evento ocupava a totalidade de acomodações do Summerville para uso exclusivo dos participantes, a petit comitês. Foram sediadas convenções de empresas, congressos da área de saúde tanto nacionais, quanto internacionais, além de casamentos.
Um importante fato que merece registro com relação aos hotéis de Recife foi a Copa das Confederações. O Mar Hotel recebeu times durante as temporadas dos atletas, comissão técnica e staff da Fifa no período da competição. E muito antes da chegada das delegações, o hotel já estava preparado e passou por diversas avaliações por membros da Fifa, tendo atendido a todas as exigências. O resultado final das hospedagens rendeu elogios e a garantia de novas hospedagens para a Copa do Mundo.
O Atlante Plaza, na ocasião, foi selecionado como Fifa Headquarters (hotel oficial do staff da Fifa) e recebeu grupos de incentivo trazidos por patrocinadores, representantes da imprensa nacional e internacional, além de torcedores e representantes de diversas origens. Os árbitros, assistentes e assessores de arbitragem das partidas também ficaram acomodados no hotel à beira-mar de Boa Viagem. Ou seja, a rede passou, com louvor, por um importante teste para a Copa do Mundo.

PanHotéis – Qual foi o faturamento da rede em 2013? Em relação a 2012, qual foi o comportamento?
Paraíso – Houve um acréscimo no faturamento de 7,9% em 2013 com relação a 2012. O motivo do resultado se deu pelo aumento da ocupação em turismo de lazer e eventos no Summerville e de eventos e turismo corporativo em Recife.

PanHotéis – Qual foi a taxa média de ocupação da rede no ano passado? E individualmente de cada hotel?
Paraíso – A taxa média de ocupação da rede foi de 71,49%. O Summerville teve uma ocupação média de 71,78%. Em 2012, fechou com 66,2%, ou seja, teve um acréscimo de 6,81%. O Mar Hotel registrou o maior crescimento em ocupação, tendo aumentado 8,5% em 2013, se comparado com o ano anterior. Teve 65,20% em 2012 e, no ano seguinte, 70,8%. O Atlante Plaza subiu de 68,04%, em 2012, para 71,9%. Ou seja, cresceu em 5,67%.

PanHotéis – A abertura da ampliação do Mar Hotel já tem data definida. É o principal fato do ano na rede ou não? Qual é a sua expectativa?
Paraíso – O lançamento está previsto para o período entre março e abril, quando então o Mar Hotel passa a ter mais 175 Unidades Habitacionais. Com as novas atualizações, incluindo lobby atualizado, novos apartamentos, ampliação da estrutura de eventos e o pleno funcionamento do empresarial Pontes Corporate Center, conectado ao empreendimento hoteleiro, o complexo passa a se denominar Mar Hotel Conventions.
No mall do Mar Hotel já está em funcionamento um quiosque da Delta Expresso, a boutique Chalute, a loja de conveniência By Carambola, o salão de beleza e uma loja com objetos de decoração assinados pelo artista plástico pernambucano Romero Britto. Dentre os itens ofertados pela última estão quadros originais e serigrafias em tela. O estabelecimento é comandado pela irmã do artista, Risoleta Britto.

PanHotéis – Vem aí alguma reforma ou novidades nos demais dois hotéis?
Paraíso – Todas as atualizações e o retrofit foram realizados em 2012/2013 para começar em 2014 com os dois hotéis de Recife renovados. O Summerville termina a fase de atualização em novembro deste ano.

PanHotéis – Para 2014, já há definição dos eventos para os agentes de viagens onde a Pontes Hotéis estará presente?
Paraíso – A Pontes Hotéis estará presente novamente em todas as feiras de turismo nacionais como Avirrp, Aviesp, Abav, Festuris, Agaxtur e BNTM. A rede também marca presença em alguns eventos e feiras segmentados como o Workshop CVC, Visual, Tam, Nascimento, MGM, Schultz e Tourlines, além de salões de turismo regionais.

PanHotéis – Em relação à marca Y Hotel, como anda o cronograma de obras e assinatura de novos contratos?
Paraíso – Estamos com o projeto de Caruaru (PE) em fase de aprovação e tem conclusão prevista para 2015/2016. Assim que tivermos novidades em relação à marca, informaremos.

PanHotéis – Como você acredita que o mercado brasileiro vai se comportar em 2014?
Paraíso – O ano de 2014 não possui boas expectativas para o turismo. Espera-se uma queda na ocupação de 8% no Summerville e 5% no Mar Hotel e Atlante Plaza, com relação a 2013. A expectativa é ter uma redução na receita anual do resort em torno de 11%, enquanto esperamos aumentar em 7% a receita dos hotéis em Recife com a ampliação Mar Hotel. O resultado pessimista se deve a quatro fatores importantes: mudança do calendário escolar devido à Copa do Mundo, que resultou em redução da temporada de férias de verão neste mês de janeiro e ainda alterou as férias de julho, antecipando para junho devido ao período de jogos; o segmento corporativo terá custos reduzidos e investimentos destinados aos períodos pré ou pós-Copa; e eleições presidenciais, que acarreta redução de gastos públicos e diminuição do número de eventos subsidiados, além de fazer com que os eleitores não saíam de suas localidades de votação durante o pleito. Esses motivos nos levam a esperar uma média de ocupação de 66% em Recife e de 68% para o Summerville em 2014.
As férias de verão que, normalmente, eram de 10 de dezembro a 3 de fevereiro foram antecipadas para 20 de janeiro, reduzindo em duas semanas o período de férias escolares em família. O mesmo prejuízo ocorre em julho, que terá parte das férias antecipadas e uma parte será comprometida por coincidir com os jogos do mundial de futebol, que desmotivará viagens devido ao alto custo de passagens.

Tópicos relacionados