Claudio Schapochnik   |   29/08/2014 13:48

Accor alcança marca de 200 hotéis em operação no País

A Accor anuncia a abertura do hotel de número 200 no País. A duzentésima unidade da rede é o Ibis Styles São Paulo Anhembi, resultado da conversão de bandeira, localizado na zona norte da capital paulista e que será inaugurado brevemente

A Accor anuncia a abertura do hotel de número 200 no País. A duzentésima unidade da rede é o Ibis Styles São Paulo Anhembi, resultado da conversão de bandeira, localizado na zona norte da capital paulista e que será inaugurado brevemente.

“Somos hoje o terceiro maior parque hoteleiro da empresa no mundo, atrás da França e Alemanha e à frente da China”, celebra o CEO da Accor Américas e Caribe, Roland de Bonadona, em entrevista exclusiva aos Portais PANROTAS e PanHotéis na sede da divisão em São Paulo.

“Esses 200 hotéis somam um total de 32 mil apartamentos”, contabiliza Bonadona. As bandeiras da rede francesa utilizadas no País são dez: Sofitel, Pullman, Grand Mercure, Novotel, Ibis, Ibis Budget, Ibis Styles, Mercure, Adagio e Caesar Business.

No cenário brasileiro, a Accor lidera há vários anos o ranking do número de hotéis e quartos. Hoje o segundo lugar é ocupado pela Atlantica Hotels International, que opera 82 unidades e 12.700 apartamentos.

“A receita do sucesso da Accor no Brasil é conseguir trabalhar com as condições daqui, possuir fornecedores de equipamentos e produtos 100% brasileiros e ter parcerias confiáveis e fortes com os investidores”, afirma Bonadona, presente na empresa no País desde 1990.

Os parceiros da Accor são responsáveis por 90% do investimento nos hotéis em operação no Brasil. Os 10% restantes do investimento são da rede. “O primeiro hotel no Brasil, o Novotel São Paulo Morumbi, é da Accor”, exemplifica o CEO. Foi inaugurado em 1977, mesmo ano da chegada da empresa ao Brasil.

EXPANSÃO
Segundo o diretor-adjunto de Desenvolvimento da Accor Brasil, Eduardo Camargo, também presente na entrevista exclusiva, o modelo de expansão da rede consolidou-se recentemente na forma de franquia. “Dos 156 hotéis em carteira, previstos para ser inaugurados até 2018, quase 50% é via contrato de franquia”, diz Camargo.

De acordo com Bonadona, esses 156 novos hotéis vão agregar mais 23 mil quartos ao diretório da Accor no País. “Nossa abrangência geográfica vai quase duplicar: passaremos das atuais 84 cidades para 150 cidades”, enfatiza o CEO. “Graças aos parceiros investidores e à força das nossas marcas, estamos chegando às cidades secundárias e terciárias”, justifica Camargo.

Este ano a Accor deve inaugurar 30 novas unidades, sendo que 16 foram abertas. Em relação ao número de contratos assinados, Camargo estima que 2014 pode ter quebra de recorde. “Nossa perspectiva é que 50 novos contratos sejam assinados. Até o momento, 37 foram formalizados”, finaliza o diretor-adjunto.

Tópicos relacionados