Da Redação   |   10/12/2014 13:01

Marca Região do Queijo da Canastra é lançada em Minas Gerais

Hoje o Sebrae Minas, em parceria com o Siccob/Saromcredi e a Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), promove em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do Estado, o lançamento da marca Região do Queijo da Canastra. A iguaria é um dos mais legítimos representantes da gastronomia mineir

DA AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS

Hoje o Sebrae Minas, em parceria com o Siccob/Saromcredi e a Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), promove em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do Estado, o lançamento da marca Região do Queijo da Canastra. A iguaria é um dos mais legítimos representantes da gastronomia mineira, tombada como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, e certificada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), com o selo Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante sua origem.

De acordo com a Aprocan, a região (local de nascimento do rio São Francisco) abriga cerca de 800 produtores, distribuídos por sete municípios – Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita (a primeira cidade banhada pelo Velho Chico). A produção total, inteiramente artesanal, chega a 16 mil quilos por dia.

A altitude e o clima são determinantes para as características do produto e contribuem para definir o terroir, a exemplo dos melhores queijos franceses e italianos. Estes são, aliás, alguns dos requisitos para a denominação do Queijo Canastra conforme exigência do Inpi.

Na cidade de Medeiros foi erguido o Centro de Qualidade, registrado no Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), o que lhe autoriza vender o Queijo Canastra em todo o território nacional. Item praticamente obrigatório na cozinha do brasileiro, um Queijo Canastra consome, na produção, de dez a 12 litros de leite, coalho e fermento lácteo natural, tirado do próprio soro. Uma vez pronto, o queijo entra em maturação por cerca de 22 dias. Este processo, usado para “curar” a iguaria, confere-lhe mais qualidade.

A MARCA
O lançamento da marca Região do Queijo da Canastra é parte integrante do trabalho que é desenvolvido pelo Sebrae-MG junto aos produtores da Serra da Canastra. “Por meio da organização de um grupo de produtores de Queijo da Canastra, e trabalhando sua identidade com foco em novos mercados, nosso objetivo é fortalecer sua marca e origem junto aos diversos compradores e consumidores”, ressalta o analista do Sebrae-MG, Ricardo Boscaro.

As ações do Sebrae-MG começaram em 2013. Os produtores foram orientados sobre a importância do trabalho em grupo, o fortalecimento do associativismo, a revisão do regulamento de uso da Indicação de Procedência e a análise do mercado. A união dos produtores resulta, agora, no lançamento da marca própria, com novo posicionamento frente ao mercado e consequente fortalecimento do Queijo da Canastra, dos produtores e do território.

“É o desenvolvimento da região a partir do queijo, da valorização das tradições e do modo de vida da sua gente”, resume o analista. Novas ações serão desenvolvidas a partir de 2015 visando a ativação das estratégias definidas neste ano.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11184 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS