Hugo Okada   |   03/02/2015 12:34

Setor de Bebidas prevê aumento de preços em até 10%

De acordo com representantes do setor de bebidas, a sanção da Lei 13.097/14, que muda a forma com que são cobrados o PIS/Pasep, deverá gerar um aumento de 10% na carga tributária do setor, que será repassado ao consumidor final

De acordo com representantes do setor de Bebidas, a sanção da Lei 13.097/2014, que muda a forma com que são cobrados o PIS/Pasep, deverá gerar um aumento de 10% na carga tributária do setor, que será repassado ao consumidor final. Dentre as bebidas que terão aumento estão as cervejas, os refrigerantes, os isotônicos, os energéticos e a água.

“O aumento dos preços para o consumidor final será inevitável. No caso da cerveja, os custos das latas e do malte têm pesado, porque são cotados em dólar. Em refrigerantes, a maior pressão de custos será no açúcar e embalagens pet”, diz o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Refrigerantes, Fernando Rodrigues de Barros.

Já a Associação Brasileira da Indústria de Cerveja (CervBrasil) afirma que 35% dos insumos utilizados na produção de cervejas são importados, e as matérias-primas acompanham a alta do dólar. No ano passado, o índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) subiu 9,7% acima do que foi registrado no IPCA geral de 6,4%.

O novo modelo tributário estipulado pelo governo prevê o cálculo de impostos conforme o preço do produto e não mais pelo volume.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Hugo Okada

Hugo Okada tem 4257 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS