Roberta Queiroz   |   21/05/2015 17:53

Jorge Restaurante (SP) aposta em hambúrguer vegano para festival

Conhecido por carregar a bandeira da culinária saudável, o Jorge Restaurante não ousou trocá-la ao estrear no principal festival de hambúrgueres da capital paulista: o SP Burguer Fest. Pelo contrário, o cardápio exclusivo prova que é possível combinar o tema do evento com ingredientes naturais.

Conhecido por carregar a bandeira da culinária saudável, o Jorge Restaurante não ousou trocá-la ao estrear no principal festival de hambúrgueres da capital paulista: o SP Burguer Fest. Pelo contrário, o cardápio exclusivo prova que é possível combinar o tema do evento com ingredientes naturais.

A casa situada no Etoile Hotels Jardins criou três receitas idealizadas pela chef Tatiana Cardoso. O Hambúrguer Mediterrâneo é uma opção vegana preparada a partir de um hambúrguer de forno com berinjela assada, trigo para quibe, alho, ervas e amêndoas. Picles de pepino, azeite de oliva, molho de tahine e salada verde com tomate cereja e queijo de cabra acompanham.

A segunda versão é o Hambúrguer de Salmão. O peixe é grelhado no char broiler com molho de iogurte, mostarda dijon e endro dill, picles de cebola e azeite de cebolinha. Já a salada fica por conta da salada verde com gomos de laranja, lascas de parmesão e manjericão.

Para atender os fãs do formato tradicional, o menu traz o Hambúrguer de Filet Mignon. A carne é preparada da mesma forma que a alternativa anterior, mas acrescenta mozarela derretida, tomate, alface americana, mostarda caseira e ketchup orgânico. Salada verde com cogumelos frescos, alho-poró e molho de azeite, limão e sal compõem a entrada.

Vale lembrar que todos os pratos podem ser servidos no pão de hambúrguer caseiro e sem glúten ou no prato.

PALAVRAS DA CHEF
“O prato precisa ser divertido”. Essa foi a primeira frase de Tatiana ao ser questionada sobre o diferencial de suas criações. Segundo a líder, a sintonia entre proteínas, vegetais, folhas e molhos interessantes garante a diversão.

O Mediterrâneo é o grande exemplo desse ideal. No entanto, o item ainda não integra o cardápio oficial. “A procura ao longo do festival está boa. Gostaria muito de mantê-lo. Aqui em São Paulo é muito difícil encontrar algo assim”, comenta.

Tatiana também faz questão de afirmar que os adeptos à culinária vegetariana e vegana não são os únicos a provar o menu. “Hoje quem mais consome esse tipo de comida são aqueles que querem perder alguns quilinhos e manter a alimentação equilibrada”, explica. “O mercado saudável está crescendo cada vez mais. As pessoas não aceitam qualquer coisa, elas querem algo saboroso. Os chefs precisam se mexer”, explica.

Atualmente a especialista desenvolve menus sustentáveis para as unidades da rede Etoile em São Paulo, presta consultoria e dirige o restaurante Moinho de Pedra, situado na Chácara Santo Antônio. Além disso, os livros Cozinha Natural Gourmet (Editora DBA) e Naturalíssima (Editora Alaúde) são os dois projetos editorias de Tatiana. “A culinária saudável é uma extensão do meu desejo de ter uma boa alimentação e levar isso em frente”, finaliza.

O trio de receitas estreou no dia 15 deste mês e segue até o próximo dia 31.

Veja mais flashes no link "+ Fotos".

Tópicos relacionados