Roberta Queiroz   |   21/05/2015 17:53

Jorge Restaurante (SP) aposta em hambúrguer vegano para festival

Conhecido por carregar a bandeira da culinária saudável, o Jorge Restaurante não ousou trocá-la ao estrear no principal festival de hambúrgueres da capital paulista: o SP Burguer Fest. Pelo contrário, o cardápio exclusivo prova que é possível combinar o tema do evento com ingredientes naturais.

Conhecido por carregar a bandeira da culinária saudável, o Jorge Restaurante não ousou trocá-la ao estrear no principal festival de hambúrgueres da capital paulista: o SP Burguer Fest. Pelo contrário, o cardápio exclusivo prova que é possível combinar o tema do evento com ingredientes naturais.

A casa situada no Etoile Hotels Jardins criou três receitas idealizadas pela chef Tatiana Cardoso. O Hambúrguer Mediterrâneo é uma opção vegana preparada a partir de um hambúrguer de forno com berinjela assada, trigo para quibe, alho, ervas e amêndoas. Picles de pepino, azeite de oliva, molho de tahine e salada verde com tomate cereja e queijo de cabra acompanham.

A segunda versão é o Hambúrguer de Salmão. O peixe é grelhado no char broiler com molho de iogurte, mostarda dijon e endro dill, picles de cebola e azeite de cebolinha. Já a salada fica por conta da salada verde com gomos de laranja, lascas de parmesão e manjericão.

Para atender os fãs do formato tradicional, o menu traz o Hambúrguer de Filet Mignon. A carne é preparada da mesma forma que a alternativa anterior, mas acrescenta mozarela derretida, tomate, alface americana, mostarda caseira e ketchup orgânico. Salada verde com cogumelos frescos, alho-poró e molho de azeite, limão e sal compõem a entrada.

Vale lembrar que todos os pratos podem ser servidos no pão de hambúrguer caseiro e sem glúten ou no prato.

PALAVRAS DA CHEF
“O prato precisa ser divertido”. Essa foi a primeira frase de Tatiana ao ser questionada sobre o diferencial de suas criações. Segundo a líder, a sintonia entre proteínas, vegetais, folhas e molhos interessantes garante a diversão.

O Mediterrâneo é o grande exemplo desse ideal. No entanto, o item ainda não integra o cardápio oficial. “A procura ao longo do festival está boa. Gostaria muito de mantê-lo. Aqui em São Paulo é muito difícil encontrar algo assim”, comenta.

Tatiana também faz questão de afirmar que os adeptos à culinária vegetariana e vegana não são os únicos a provar o menu. “Hoje quem mais consome esse tipo de comida são aqueles que querem perder alguns quilinhos e manter a alimentação equilibrada”, explica. “O mercado saudável está crescendo cada vez mais. As pessoas não aceitam qualquer coisa, elas querem algo saboroso. Os chefs precisam se mexer”, explica.

Atualmente a especialista desenvolve menus sustentáveis para as unidades da rede Etoile em São Paulo, presta consultoria e dirige o restaurante Moinho de Pedra, situado na Chácara Santo Antônio. Além disso, os livros Cozinha Natural Gourmet (Editora DBA) e Naturalíssima (Editora Alaúde) são os dois projetos editorias de Tatiana. “A culinária saudável é uma extensão do meu desejo de ter uma boa alimentação e levar isso em frente”, finaliza.

O trio de receitas estreou no dia 15 deste mês e segue até o próximo dia 31.

Veja mais flashes no link "+ Fotos".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS