Rafael Faustino   |   13/07/2016 18:13

Daniel Santos defende OTAs em polêmica de boicote

Nem todos os gestores da indústria de hospedagem concordam com a atitude recente da hotelaria fluminense de boicotar OTAs como a Decolar, em função de altas comissões cobradas.

Emerson Souza
Daniel Santos, do Nacional Inn
Nem todos os gestores da indústria de hospedagem concordam com a atitude recente da hotelaria fluminense de boicotar a Decolar, em função de altas comissões cobradas. Diretor do Grupo Nacional Inn, Daniel Santos escreveu hoje um pequeno artigo levantando outros lados da questão: de que a decisão do hotel de fazer, ou não, parceria com sites desse tipo só depende dele mesmo, e que as comissões são as grandes fontes de renda dessas empresas.

"Eu já estive do outro lado da mesa e sei que a fonte de receita para os distintos e complementares elos que compõem a rede de distribuição do setor é, e sempre será, a comissão de venda. É preciso resgatar o valor de quem vende", afirma Daniel, que por anos esteve na Trend Operadora.

Confira abaixo a íntegra do texto do gestor:

Boicote!!!! Resolve ou não?

No setor de viagens e turismo existem vários aspectos que merecem atenção dos gestores que atuam nos diversos e diferenciados elos que o compõem. No entanto, sob a ótica de quem administra a formação do preço de um produto ou serviço, o mais complexo e desafiador, por certo, inclui a escolha dos canais de venda.

Na condição de hoteleiro e gestor da marca Nacional Inn Hotéis, assumimos total responsabilidade ao firmarmos nossas parcerias com Consolidadores, GDSs, OTAs, TMCs, Operadoras de Turismo e Agências de Viagens dos mais variados portes e ramos de atuação. Não consideramos certo responsabilizar terceiros por nossas próprias escolhas.

Cabe aos gestores a responsabilidade de assegurar resultados que sejam compensadores para os investidores. Conquistar as metas de rentabilidade requer dos administradores a habilidade de fazer contas e correr riscos calculados. Antes, portanto, de priorizar um ou outro canal de vendas - diretas ou intermediadas - é preciso saber dimensionar as vantagens e desvantagens das multiplataformas - presenciais e online, definidas a partir de uma consistente estratégia marketing previamente adotada.

Eu já estive do outro lado da mesa e sei que a fonte de receita para os distintos e complementares elos que compõem a rede de distribuição do setor é, e sempre será, a comissão de venda. É preciso resgatar o valor de quem vende. Aproveito para agradecer a todos que nos prestigiam e com os quais buscamos manter o melhor ambiente de negócios. Ou seja: de cooperação e sinergia, com respeito por nossos competidores. Estamos respaldados por valores éticos.


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