Fernanda Cordeiro   |   09/11/2016 11:27

Aruba faz acordo com Airbnb para regulamentar serviço

Com a novidade planeja-se resolver a questão dos impostos, normas e regulamentos de alojamento segundo as lei do país


AFT
Apesar de gerar polêmica em muitos locais, a regulamentação do Airbnb deve ocorrer mais facilmente em um destino caribenho. A Autoridade de Turismo de Aruba e o Airbnb assinaram um acordo que visa regularizar o funcionamento da hospedagem compartilhada no país caribenho. Com a novidade planeja-se resolver a questão dos impostos, normas e regulamentos de hospedagem segundo as lei de Aruba.

Em 2015, os anfitriões da Airbnb no país receberam 13 mil turistas internacionais, o que gerou um ganho de mais de US$ 4 mil por ano, segundo dados da empresa. Para o CEO da Autoridade de Turismo de Aruba, Rosella Tjin Asjoe-Croes, o destino como um todo será beneficiado pela regulamentação.

“O crescimento do turismo de Aruba depende entre ter um equilíbrio saudável de acomodações na ilha. Além da garantia em atender às expectativas e exigências dos consumidores. Por isso é preciso certificar-se dos benefícios da economia compartilhada e de como ela é benéfica para a indústria e comunidade”, disse. A postura vai na contramão de outros destinos, como Nova York, que aprovou lei restringindo a atuação do serviço em seu território.

Atualmente, existem mais de 1,3 mil anúncios da ilha na Airbnb, sendo 15% em casas particulares. Segundo Shawn Sullivan, líder de política publica para a América Central de Caribe da empresa, o acordo será bom para ambos os lados. "Esta colaboração vai dar para quem visita Aruba mais opções, promovendo o turismo sustentável como parte da economia local."

Recentemente, o governo de Aruba divulgou que resorts all inclusive representam 34% dos mais de cinco mil quartos de hotéis da ilha. Já os outros 66% são hotéis que a alimentação não está inclusa no valor da hospedagem.


*Fonte: Travel Weekly

Tópicos relacionados