Ana Luiza Tieghi   |   13/03/2017 12:44

Setor hoteleiro precisa estar atento às diferenças culturais

Em palestra sobre multiculturalismo nas empresas como fator de competitividade, o vice-presidente de assuntos multiculturais da Marriott International reforçou a importância de levar em conta as diferenças culturais dos hóspedes como forma de recebê-los melhor e gar

Emerson Souza
Apoorva Gandhi, da Marriott International, em palestra no 15º Fórum PANROTAS
Apoorva Gandhi, da Marriott International, em palestra no 15º Fórum PANROTAS

Em palestra sobre multiculturalismo nas empresas como fator de competitividade, o vice-presidente de Assuntos Multiculturais da Marriott International, Apoorva Gandhi, reforçou a importância de levar em conta as diferenças culturais dos hóspedes como forma de recebê-los melhor e garantir mais negócios.

“Ter competência cultural não é só apenas a melhor coisa a se fazer, mas também ajuda a ser mais competitivo”, afirmou.

Gandhi ressaltou que só a classe média indiana tem 400 milhões de pessoas, que agora podem consumir. São novos mercados para o Turismo que estão surgindo pelo mundo, e a indústria da hospitalidade precisa estar atenta às suas necessidades, costumes e desejos.

“É importante saber o quanto somos diferentes dos outros e querer aprender com essas diferenças, para fazer seu negócio prosperar”, afirmou. Neste mercado, se você se recusa a aumentar os horizontes e aprender como outra cultura funciona, seu concorrente fará isso.

“São diferenças que fazem diferenças”, disse. “Ao entender como a cultura do cliente funciona, você pode oferecer um serviço melhor e fazer seu cliente se sentir mais acolhido”.

Entre os exemplos utilizados por Gandhi, está a estratégia de colocar alguns chineses no quarto número oito dos hotéis, pois em mandarim o número é similar à palavra riqueza. Detalhes que fazem a diferença.

SOBRE O EVENTO

O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.

Tópicos relacionados