Rafael Faustino   |   03/08/2017 17:01

Após críticas, Sebrae suspende convênio com Airbnb

O que é disruptivo não pode ser destrutivo" disse o presidente do Sebrae

Após a ABIH revelar, emitindo também uma nota de repúdio, um acordo entre o Sebrae e o serviço de hospitaliade alternativa Airbnb, o serviço de apoio ao micro e pequeno negócio anunciou hoje a suspensão do convênio, que serviria para recomendar empreendimentos aos viajantes no entorno das residências listadas no aplicativo.

A confirmação foi feita pelo presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, após reunir-se com representantes da ABIH. "Hoje existe um choque entre o mundo digital e as economias tradicionais. Nosso papel é conciliar as duas. O que é disruptivo não pode ser destrutivo. Então, resolvemos suspender esse convênio por enquanto para nos aprofundarmos mais nessas discussões e apoiarmos o setor hoteleiro", afirmou Afif acompanhado do presidente e vice da associação de hoteleiros, Dilson Fonseca Junir e Manoel Cardoso Linhares.

As críticas da ABIH vieram para reforçar os recorrentes pedidos de regulamentação de serviços como o Airbnb na legislação brasileira. O convênio com o Sebrae "mascara uma ilegalidade", disse Fonseca na terça-feira (1). Hoje, ele se pronunciou novamente: “Queremos destacar que essa foi mais um vitória da classe hoteleira nacional e agradecer ao presidente Afif Domingos pelo pronto atendimento de nossas colocações com relação ao convênio e nos colocarmos à disposição para aprofundar o debate", disse.

Na ocasião, o Sebrae se defendeu afirmando que o acordo não previa "o repasse de verba para a plataforma de hospedagem e nem o atendimento aos anfitriões cadastrados pela empresa", e sim dar maior visibilidade aos pequenos negócios.

NOTA DO SEBRAE
Veja abaixo a nota divulgada hoje pelo Sebrae e, em seguida, outra pela ABIH comentando a suspensão do convênio:

Em reunião, nesta quinta-feira (3), com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH), o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, comunicou que a instituição suspendeu o convênio firmado com a Airbnb.

“Hoje existe um choque entre o mundo digital e as economias tradicionais. Nosso papel é conciliar as duas. O que é disruptivo não pode ser destrutivo. Então, resolvemos suspender esse convênio, por enquanto, para nos aprofundarmos mais nessas discussões e apoiarmos o setor hoteleiro”, informou Afif, ao lado do presidente da ABIH, Dilson Fonseca Júnior, e do vice-presidente da entidade, Manoel Cardoso Linhares.

“A discussão foi muito lúcida e esclarecedora, tentando construir um futuro melhor para o turismo no Brasil. Agradecemos a oportunidade”, declarou Fonseca. “Nasce aqui a necessidade de estarmos cada vez mais juntos para melhorar o ambiente de negócios, principalmente, para a indústria hoteleira e para o turismo brasileiro”, concluiu o presidente do Sebrae.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS