Com alta de 45%, Brasil é destaque da hotelaria de Portugal
Crescimento maior do que o mercado doméstico em setembro, maior alta internacional no ano e outros fatores mostram a importância do brasileiro para a hotelaria portuguesa

O crescimento referente a setembro mostra que o Brasil teve uma alta maior que o próprio mercado doméstico. Enquanto os brasileiros representaram um aumento de 30,4 mil (+18,2%) durante o mês, os portugueses contabilizaram 22 mil a mais (+1,4%), sendo que só os estadunidenses tiveram um crescimento maior, com 45,1 mil (+29,9%).
Ao analisar que a hotelaria portuguesa somou 46,2 milhões de pernoites durante os nove primeiros meses de 2017 - aumento de 7,2% ou 3,1 milhões -, o Brasil representa 15,2% desse crescimento, com 472 mil a mais do que no ano anterior. O mercado doméstico, por sua vez, somou 421 mil pernoites adicionais em relação a 2016.
A Alemanha se consolida na segunda colocação entre os maiores emissores para a hotelaria portuguesa e também com o segundo melhor crescimento anual, com 312,7 mil pernoites a mais, seguida pelos Estados Unidos (+ 286,2 mil). Só na quarta colocação é que vem o Reino Unido, maior mercado internacional para os hotéis de Portugal, tendo 209,7 mil pernoites adicionais comparado ao ano anterior.
Confira os números da hotelaria portuguesa até setembro de 2017 abaixo.
| Crescimento anual (%) | Crescimento de setembro (%) | Total de pernoites | |
|---|---|---|---|
| Brasil | 472 mil (45%) | 30,4 mil (18,2%) | 1,5 milhão |
| Estados Unidos | 286,2 mil (31,4%) | 45,1 mil (29,9%) | 1,1 milhão |
| Portugal (mercado doméstico) | 3,1 milhões (7%) | 22 mil (1,4%) | 46,2 milhões |
| Alemanha | 312,7 mil (7,7%) | 26 mil (4,2%) | 4,3 milhões |
| Reino Unido | 209,7 (2,8%) | - 1,8 mil (-0,2%) | 7,6 milhões |
*Fonte: PressTur