Da Redação   |   01/07/2016 15:16

Presidente tcheco quer referendo sobre saída da UE

O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, apelou ao país para a realização de um referendo sobre a permanência tcheca na União Europeia e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O líder tcheco, entretanto, destaco

O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, apelou ao país para a realização de um referendo sobre a permanência tcheca na União Europeia e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O líder tcheco, entretanto, destacou que ele próprio votaria a favor da permanência do país em ambas as organizações.
Facebook/Milos Zeman
Milos Zeman, presidente da República Tcheca
"Não concordo com os que apoiam a saída da União Europeia, mas farei tudo para organizar um referendo no qual eles poderão expressar sua opinião. O mesmo se refere à saída da Otan”, afirmou Zeman.

Como o presidente tcheco não tem poder para convocar um referendo, é preciso uma emenda na Constituição para que isso aconteça.

Após o resultado obtido pelo Reino Unido na semana passada, onde a maioria (52%) dos britânicos votaram pela saída do país da UE, alguns políticos europeus exigiram a realização de votações parecidas em seus países. Isso levou alguns especialistas a citarem a possibilidade de um efeito dominó na região, com possível realização de plebiscitos semelhantes em países como Itália, Grécia, Espanha e Portugal.


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11182 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS