Da Redação   |   26/08/2016 10:15

Itália decreta estado de emergência após terremoto

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, decretou estado de emergência nas áreas atingidas pelo terremoto da última quarta-feira (24). Além disso, foi aprovada a destinação imediata de 50 milhões de euros para enfrentar a crise decorrente d

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, decretou estado de emergência nas áreas atingidas pelo terremoto da última quarta-feira (24). Além disso, foi aprovada a destinação imediata de 50 milhões de euros para enfrentar a crise decorrente da tragédia.
Massimo Percossi/EPA/Agência Lusa

Os investimentos estarão concentrados nos municípios mais afetados pelo tremor: Amatrice e Accumoli, no Lazio, e Arquata del Tronto - principalmente o distrito de Pescara del Tronto -, em Marcas. De acordo com Renzi, a reconstrução desses vilarejos “é prioridade do governo e do país".

Ele ressaltou, porém, que a Itália não pode ter apenas uma visão "emergencial". "Agora é o momento em que, todos juntos, sem divisões políticas, devemos tentar dar um salto de qualidade com um projeto que não seja limitado a emergências", afirmou.

O primeiro-ministro também anunciou o projeto "Casa Itália", uma iniciativa para promover a "cultura da prevenção" e aumentar a proteção da infraestrutura italiana contra abalos sísmicos. "A prioridade imediata é assegurar aos nossos conterrâneos um lugar para dormir", disse ele, que ainda acrescentou que que os desalojados têm o direito de permanecer no lugar de suas "próprias raízes".

Além dessas medidas, o ministro das Finanças, Pier Carlo Padoan, anunciou um bloqueio dos impostos aos cidadãos das áreas afetadas pelo tremor.

CULTURA
Além do grande número de mortes, o terremoto também causou danos ao patrimônio histórico italiano. Segundo dados do governo, 293 bens culturais e monumentos foram afetados, dos quais 50 estão severamente avariados.

DADOS OFICIAIS
Apesar da incessante luta na busca por sobreviventes, o número de mortos subiu para 268. Segundo dados oficiais da Defesa Civil divulgados hoje, 208 vítimas estavam em Amatrice, 49 em Arquata del Tronto e 11 em Accumuli.

Os feridos, que somam 387, receberam atendimento nos hospitais de Lazio, Úmbria e Marcas, mas esse número pode ser maior já que há verificações em curso sobre feridos em hospitais menores.

Até o momento, as equipes de busca conseguiram resgatar dos escombros 238 pessoas com vida nas três cidades mais atingidas pelo terremoto.


*Fonte: ANSA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS