Roberta Queiroz   |   22/08/2016 10:41

Moradores de Veneza usam cartaz para expulsar turistas

A cidade de Veneza, no nordeste da Itália, amanheceu repleta de cartazes com palavras de ordem. As placas espalhadas pelos moradores foram, escritas em inglês, contém frases como “vão embora turistas” e “vocês não são bem-vindos. Esta

A cidade de Veneza, no nordeste da Itália, amanheceu repleta de cartazes com palavras de ordem. As placas espalhadas pelos moradores, escritas em inglês, contém frases como “vão embora turistas” e “vocês não são bem-vindos". Esta foi a forma encontrada pela população para se rebelar contra a degradação na região e a pouca educação dos viajantes.
Reprodução/Twitter Gregory Dowling
Cartaz colado no Grande Canal diz, em ingês: "Turistas, vão embora!!! Vocês estão destruindo esta área!"
Em alguns cartazes, um veneziano desenhou um porco vestido com calças curtas, sem camiseta e jogando lixo pela cidade para representar os turistas. A temporada de verão foi marcada por episódios ruins, como a cena de um grupo de jovens que tentou saltar no Grande Canal para se refrescar.

O jornal Corriere della Sera também se engajou e trouxe em uma de suas páginas a imagem de uma Veneza na qual os turistas organizam refeições às margens dos canais e produzem toneladas de lixo que se acumulam por todos os cantos. Segundo o veículo, 30 metros cúbicos de resíduos são coletados todos os dias do verão.

A chegada de milhares de turistas durante a estação também aumentou o índice de roubos e, só neste mês, 120 detenções já foram registradas. O prefeito da cidade italiana, Luigi Brugnaro, quer penas mais severas e chegou a se manifestar sobre o assunto em sua conta no Twitter. “Contra ladrões, vândalos e bêbados. Uma noite no calabouço", escreveu.

O Corriere della Sera apontou o “estresse” dos residentes que "explodem de maneira indecente com a inundação de turistas" como um grande problema do turismo local. Os venezianos, inclusive, estão deixando a cidade para alugar suas casas como "Bed and Breakfast" (cama e café da manhã) e contribuindo para o despovoamento da cidade, que está com cerca de mil moradores a menos por ano. Para se ter uma ideia, em 2015 Veneza registou 55 mil residentes e 34 milhões de visitantes.


*Fonte: Uol

Tópicos relacionados