Movida

Karina Cedeño   |   06/10/2016 10:39

Furacão Matthew: parques fecham e voos são cancelados

O Furacão Matthew, que já provocou inundações mortes no Haiti, está previsto para chegar à Flórida (EUA) amanhã e deve causar a remoção de um milhão de pessoas da região, a pedido do governador Richard Scott.


O Sea World é um dos parques que fecharão na sexta-feira (7) devido ao furacão
O Sea World é um dos parques que fecharão na sexta-feira (7) devido ao furacão

O Furacão Matthew, que já provocou inundações e mortes no Haiti, deve chegar à Flórida (EUA) hoje e causar a remoção de um milhão de pessoas da região, a pedido do governador Richard Scott.

Os ventos chegaram a 233 quilômetros por hora ao passar pelo Haiti e na República Dominicana, seguindo em direção a Cuba e Bahamas, antes de chegar à Flórida. Para se prevenir, diversas companhias aéreas e parques locais estão tomando atitudes para garantir a segurança de moradores e turistas. Confira:

Aéreo
  • A American Airlines já cancelou cerca de 120 voos desde o último sábado (1), sendo quase metade deles partindo de Miami (EUA) para destinos no Caribe. A companhia anunciou que não cobrará taxas de alteração em voos com saída e chegada a oito cidades da Flórida durante hoje e amanhã (7).
  • A United Airlines também renunciará às taxas de alteração de voos programados até sexta, com destino ou partida de cinco aeroportos da Flórida.
  • A Delta isentou de taxas voos que partiram ou chegaram hoje do Caribe, e isentará também voos com partida e chegada a oito destinos na Flórida
  • A Jet Blue afirmou que passageiros com voos agendados entre hoje e sábado (8) com partidas e chegadas a oito cidades na Flórida, Georgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul poderão alterar seus voos sem cobranças adicionais. O mesmo é válido amanhã para voos com destino ao Caribe.
  • A Spirit Airlines também não cobrará taxas adicionais para viagens à Fórida, tanto hoje como amanhã (7).
Ainda assim, as companhias pedem aos passageiros que confirmem o estado de seus voos diariamente durante esta semana.

Parques:

Disney e Universal - fechados
Sea World - fechará amanhã (7) e abre hoje, das 10h às 14h, e no sábado, das 10h às 19h.
Legoland Flórida - fechará amanhã e poderá fechar mais cedo hoje
Kennedy Space Center - fechado hoje e amanhã
Busch Gardens Tampa - aberto normalmente
Blizzard Beach Water Park - fechado hoje
Aquatica Orlando - fechado hoje e amanhã
Discovery Cove - fechará amanhã e ficará aberto até as 16h de hoje

ESTADO DE EMERGÊNCIA
Cerca de dois milhões de habitantes da Costa Leste estadunidense, como Flórida, Carolina do Sul e da Geórgia, devem se deslocar ao interior do país. Avaliado como o maior êxodo provocado por desastres naturais registrado nos Estados Unidos em um período de dez anos, a retirada de locais próximos a rota do furacão é aconselhado pelas autoridades norte-americanas para, além de reduzir danos materiais, "proteger vidas humanas".

De acordo com o Centro Nacional de Furacões de Miami, os ventos, que atingiram uma velocidade de 210 quilômetros por hora, estão na categoria 3, na escala Saffir-Simpson, podendo chegar a 4 quando estiver na costa norte-americana, com uma velocidade de 250 quilômetros por hora.

O serviço de meteorologia também fez um alerta para o risco de danos em residências e em prédios públicos e informou que alguns locais a serem atingidos pelo furacão poderão ficar "inabitáveis por semanas".

*Informações atualizadas às 19h50

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias