Janize Colaço   |   21/10/2016 16:57

Turismo na Espanha bate recorde, mas país teme futuro

Apesar de a Espanha registrar o melhor fluxo de turistas em 15 anos na alta temporada, empresários do setor se mostram preocupados em relação ao futuro. O principal fator levado em consideração foi a diminuição do valor gasto pelos turistas no p

Praia de Barceloneta, Barcelona
Praia de Barceloneta, Barcelona

Em 2015, mais de 68 milhões de turistas estrangeiros visitaram a Espanha, colocando o país como o terceiro destino mais procurado do mundo, atrás apenas da França (84,5 milhões) e Estados Unidos (77,5 milhões). Isso representa o melhor desempenho que o país teve nessa área nos últimos 15 anos.

Mas, apesar desse número impressionante, empresários do setor se mostram preocupados em relação ao futuro. O principal fator levado em consideração foi a diminuição do valor gasto pelos turistas no país e à saturação das regiões mais populares. O verão de 2016 foi bastante singular, marcado pela chegada de turistas que buscavam destinos que estivessem fora da rota de terrorismo. No entanto, "será difícil repetir esse cenário pontual", declarou o vice­-presidente da Exceltur, Luiz Zoreda.

Ainda segundo Zoreda, dos 75 milhões de turistas que o país espera receber até o fim de 2016, 3,9 milhões são "emprestados de outros destinos competidores", como Turquia ou Egito, estimou. “É uma bolha de demanda muito incerta e volátil", completou.

Para este ano, é previsto um crescimento de 4,4% na atividade turística – estimativa superior ao de 3,2% previsto para o conjunto da economia espanhola. No entanto, há também uma previsão de resfriamento para o último trimestre, sobretudo por conta de o país permanecer sem governo há mais de dez meses.

Além disso, outra preocupação é o gasto menor dos turistas desde o início do ano – a taxa varia entre 2% e 6%, principalmente por causa de estadas mais curtas.

TENDÊNCIA GLOBAL
A tendência global do turismo é de economia e menos gastos. "Mais gente viaja em modelos low cost e opta por alternativas de aluguel de apartamentos", explica o professor da IESE Business School de Madrid, Philip Moscoso.

Outro fator que inquieta os profissionais da área é a é a saturação de Barcelona e das ilhas Baleares. Entre as causas, está a oferta de hospedagem por serviços como o Airbnb. Nos anos anteriores, a oferta de alojamento turístico havia crescido 1,6%. Nos lugares em que essas plataformas oferecem hospedagem, a taxa de crescimento explodiu para 75%, de acordo com a entidade.

A saturação também gera problemas ambientais, em particular nas Ilhas Baleares. O parque natural Albufera, por exemplo, no norte de Mallorca, recebeu águas sujas no verão, já que a estação de tratamento não conseguiu funcionar perfeitamente. Muito por conta disso, as autoridades locais buscam superar o modelo "sol e praia" para chegar a um turismo menos quantitativo e mais qualitativo, impulsionando ofertas de patrimônios fora do litoral.


*Fonte: Agence France-Presse

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS