Janize Colaço   |   14/12/2016 15:41

Venezuela fecha fronteiras com Brasil e Colômbia por 72h

A fronteira da Venezuela com o Brasil, localizada no estado de Roraima, ficará fechada por 72 horas por determinação do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. A fronteira segue fechada desde a 00h de ontem (13) e será reaberta somente a 00h de quinta-feira (15).

picture-aliance/dpa/Miraflores Press
A fronteira da Venezuela com o Brasil, no Estado de Roraima, ficará fechada por 72 horas por determinação do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. A fronteira segue fechada desde a meia-noite de ontem (13) e será reaberta somente na virada de quinta para sexta-feira (16).

Segundo Maduro, o decreto tem por objetivo combater máfias que fazem contrabando da moeda venezuelana. Além do Brasil, a fronteira com a Colômbia também foi fechada, obedecendo ao mesmo período.

O presidente acusa grupos dos dois países de acumularem o papel-moeda da Venezuela para retirar a oferta em circulação e desestabilizar a economia. "Decidi tirar de circulação as cédulas de 100 bolívares nas próximas 72 horas e dar um prazo prudente para que os que possuam cédulas de 100 bolívares o declarem perante os bancos públicos e perante o Banco Central", informou Maduro.

A Venezuela enfrenta grave crise financeira e a sua moeda vem perdendo valor com a alta inflação. Um dólar equivale a 670 bolívares. O Banco Central da Venezuela lançou recentemente papel-moeda nos valores de 20 mil, dez mil, cinco mil, dois mil, mil e 500 bolívares, e três moedas, de 100, 50 e dez bolívares.


*Fonte: Agência Brasil e Uol

conteúdo original: http://bit.ly/2hFjSd0

Tópicos relacionados