Rafael Faustino   |   05/01/2017 09:48

Argentina visa atrair mais brasileiros além de SP e Sul

Novos voos entre Buenos Aires e as cidades de Manaus e Belo Horizonte serão importantes para esse objetivo

Natalia Pisoni, do Inprotur
Natalia Pisoni, do Inprotur

Descentralizar. Esse é o termo da vez no Turismo argentino, ao menos em relação ao Brasil. Já bastante visitada por brasileiros da cidade de São Paulo e da região Sul, a Argentina está de olho em aumentar o fluxo de pessoas vindas de outras regiões. Quem afirma é a coordenadora do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) argentino e representante do órgão no Brasil, Natalia Pisoni.

“Há um potencial importante em regiões como interior de São Paulo, Minas Gerais e o Norte do Brasil, de onde queremos cada vez mais visitantes”, cita Natália, em entrevista ao Portal PANROTAS. Para isso, deverão cumprir papel importante os novos voos entre Buenos Aires e as cidades brasileiras de Manaus (com a Gol) e Belo Horizonte (com a Azul), que estreiam em fevereiro e março, respectivamente.

Da mesma forma, no lado argentino, a intenção é ser menos dependente da capital e de outros destinos já bastante conhecidos, como Mendoza e a Patagônia. “Nos últimos anos cresceu muito a oferta turística argentina como um todo, nas províncias do Norte e cidades como Cordoba, Rosário, Santa Fé. Há muitas novidades para os brasileiros desfrutarem”, garante a representante do Inprotur. Regiões que terão sua promoção intensificada no marketing turístico argentino, junto ao trade e também ao público final.

EXPECTATIVA
Ainda sem os números de 2016 fechados, Natalia vê com otimismo o fluxo de brasileiros para a Argentina no ano recém-encerrado. “Tivemos um incremento nos últimos meses, com a situação econômica e política do Brasil mais consolidada”, observa.

Ainda assim, há muito a melhorar. Em 2015, foram cerca de 600 mil brasileiros na Argentina, menos da metade do que já foi alcançado no início da década, 1,3 milhão. No planejamento estratégico para 2019, o Inprotur vê a possibilidade desse número voltar a crescer, e até bater o recorde anterior. “Queremos chegar a nove milhões de turistas internacionais na Argentina, sendo dois milhões brasileiros”, garante

Um combustível para alcançar essa meta será a isenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a turistas estrangeiros na hotelaria, que vigora desde o último dia 2 na Argentina. Segundo o ministro do Turismo Gustavo Santos, somente essa medida pode contribuir para atrair 95 mil turistas à Argentina, além e gerar um impacto de US$ 70 milhões.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS