Rafael Faustino   |   05/01/2017 09:48

Argentina visa atrair mais brasileiros além de SP e Sul

Novos voos entre Buenos Aires e as cidades de Manaus e Belo Horizonte serão importantes para esse objetivo

Natalia Pisoni, do Inprotur
Natalia Pisoni, do Inprotur

Descentralizar. Esse é o termo da vez no Turismo argentino, ao menos em relação ao Brasil. Já bastante visitada por brasileiros da cidade de São Paulo e da região Sul, a Argentina está de olho em aumentar o fluxo de pessoas vindas de outras regiões. Quem afirma é a coordenadora do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) argentino e representante do órgão no Brasil, Natalia Pisoni.

“Há um potencial importante em regiões como interior de São Paulo, Minas Gerais e o Norte do Brasil, de onde queremos cada vez mais visitantes”, cita Natália, em entrevista ao Portal PANROTAS. Para isso, deverão cumprir papel importante os novos voos entre Buenos Aires e as cidades brasileiras de Manaus (com a Gol) e Belo Horizonte (com a Azul), que estreiam em fevereiro e março, respectivamente.

Da mesma forma, no lado argentino, a intenção é ser menos dependente da capital e de outros destinos já bastante conhecidos, como Mendoza e a Patagônia. “Nos últimos anos cresceu muito a oferta turística argentina como um todo, nas províncias do Norte e cidades como Cordoba, Rosário, Santa Fé. Há muitas novidades para os brasileiros desfrutarem”, garante a representante do Inprotur. Regiões que terão sua promoção intensificada no marketing turístico argentino, junto ao trade e também ao público final.

EXPECTATIVA
Ainda sem os números de 2016 fechados, Natalia vê com otimismo o fluxo de brasileiros para a Argentina no ano recém-encerrado. “Tivemos um incremento nos últimos meses, com a situação econômica e política do Brasil mais consolidada”, observa.

Ainda assim, há muito a melhorar. Em 2015, foram cerca de 600 mil brasileiros na Argentina, menos da metade do que já foi alcançado no início da década, 1,3 milhão. No planejamento estratégico para 2019, o Inprotur vê a possibilidade desse número voltar a crescer, e até bater o recorde anterior. “Queremos chegar a nove milhões de turistas internacionais na Argentina, sendo dois milhões brasileiros”, garante

Um combustível para alcançar essa meta será a isenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a turistas estrangeiros na hotelaria, que vigora desde o último dia 2 na Argentina. Segundo o ministro do Turismo Gustavo Santos, somente essa medida pode contribuir para atrair 95 mil turistas à Argentina, além e gerar um impacto de US$ 70 milhões.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias