Janize Colaço   |   02/01/2017 15:15

Fronteira entre Venezuela e Brasil pode ser reaberta hoje

A fronteira entre a Venezuela e o Brasil poderá ser totalmente aberta hoje. Segundo a secretária extraordinária de Relações Internacionais do governo de Roraima, Verónica Caro, se a abertura, que está sendo negociada com o exército venezuelano

picture-aliance/dpa/Miraflores Press
As fronteiras da Venezuela com o Brasil e a Colômbia por decreto do presidente Nicolás Maduro. O objetivo, segundo ele, será o de combater máfias que fazem contrabando da moeda venezuelana
As fronteiras da Venezuela com o Brasil e a Colômbia por decreto do presidente Nicolás Maduro. O objetivo, segundo ele, será o de combater máfias que fazem contrabando da moeda venezuelana
A fronteira entre a Venezuela e o Brasil poderá ser totalmente aberta hoje. Segundo a secretária extraordinária de Relações Internacionais do governo de Roraima, Verónica Caro, se a abertura, que está sendo negociada com o exército venezuelano, não seja concretizada, “ações deverão ser tomadas” para não prejudicar mais o comércio do lado brasileiro.

Ainda de acordo com a secretária, uma eventual prorrogação do fechamento da fronteira pode gerar transtornos econômicos ao País. "Se prorrogar, prejudicará muito não só o Brasil, mas também Santa Elena [de Uairén], que depende muito do comércio com o Brasil. Eles compram calcário de Roraima, além de outras matérias-primas", destacou.

Apesar disso, o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (PRB), desacredita que a reabertura da fronteira aconteça nesta segunda-feira. “Não acreditamos que a fronteira será reaberta agora, como o presidente Maduro afirmou. Até porque a situação na Venezuela não mudou nada ainda", afirmou à Folha de S.Paulo.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou na última quinta-feira (29) que a prorrogação poderia se estender até o dia 20 de janeiro, data em que as notas de 100 bolívares deverão sair de circulação.

Para as autoridades de Roraima, a reabertura da fronteira também deverá aumentar a onda migratória de venezuelanos em direção do Brasil. “Há uma demanda reprimida, tanto para a compra de gêneros alimentícios como para fugir dos problemas que o país enfrenta", afirmou Torquato.


*Fonte: Folha de S.Paulo

conteúdo original: http://bit.ly/2iAX6TI

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS