Ana Luiza Tieghi   |   11/04/2017 17:54

Coreia do Norte "pronta para reagir" a ações dos EUA

Após os Estados Unidos terem deslocado um porta-aviões para a península coreana, a agência de notícias estatal norte-coreana Korean Central News Agency divulgou um comunicado de Kim Jong-un em que o país afirma estar “pronto para reagir a qualquer tipo

Após os Estados Unidos terem deslocado um porta-aviões para a península coreana no último final de semana, a agência de notícias estatal norte-coreana Korean Central News Agency divulgou um comunicado de Kim Jong-un em que afirma que o país está “pronto para reagir a qualquer tipo de guerra desejada pelos Estados Unidos”.

A Coreia do Norte ficou alarmada com a decisão unilateral dos Estados Unidos de bombardear uma base aérea do governo sírio, em resposta ao ataque químico que ocorreu na terça-feira passada (4) e matou 86 pessoas na cidade de Idlib. Há temor de que ocorra uma ação similar contra o governo norte-coreano.

O país asiático realiza testes nucleares desde 2016, mesmo com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que pregam o contrário. O governo de Kim Jong-un chegou a anunciar que testaria um míssil capaz de alcançar os Estados Unidos.

Há suspeitas de que outro teste nuclear ocorrerá neste final de semana, quando o país celebra o 105º aniversário do seu fundador, Kim Il-Sung.

Gage Skidmore/Flickr
Donald Trump twittou resposta ao comunicado da Coreia do Norte
Donald Trump twittou resposta ao comunicado da Coreia do Norte

EUA
Hoje (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu no Twitter que seu país resolverá sozinho o problema com a Coreia do Norte caso a China, que é aliada do regime de Kim Jong-un, se recuse a colaborar.

A China é um grande parceiro comercial dos Estados Unidos, e há analistas que acreditam que as ações de Trump contra a Coreia do Norte são na verdade uma estratégia para aumentar seu poder de negociação com Pequim.


*Fonte: Exame.com e Folha de S. Paulo

conteúdo original: http://abr.ai/2oplsSq e http://bit.ly/2pqvFfg

Tópicos relacionados