Da Redação   |   05/07/2017 15:20

Catar responde oficialmente acusações de "apoio ao terror"

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito avaliam comunicado do Catar

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito confirmaram hoje (5), por meio de comunicado conjunto, que receberam a resposta do Catar às suas exigências, antes que terminasse o ultimato que vencia à meia-noite de hoje. Os quatro países afirmaram que "responderão em seu devido tempo". A informação é da agência argentina Télam.

Os líderes desses países têm uma reunião agendada para hoje no Cairo para estudar os próximos passos nas relações com o Catar, país acusado de apoiar grupos terroristas. Doha rechaça a acusação, segundo a agência de notícias EFE.

Em entrevista coletiva ontem (4), o ministro de Relações Exteriores do Catar, Mohamed bin Abderrahman al Zani, não quis detalhar o conteúdo da resposta formal e voltou a qualificar as exigências dos países vizinhos como "ilegais" e "irreais".

Em 5 de junho, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito anunciaram que rompiam suas relações diplomáticas, fechavam o espaço aéreo e suspendiam todo o comércio com a monarquia rica em gás do Qatar.

O argumento desses países, aos quais se juntaram outras nações islâmicas, foi de que Doha apoiava "grupos terroristas", o governo do Irã e financiava meios de comunicação – como a rede Al Jazeera – que promovem a "desestabilização" da região.

O tráfego aéreo do Catar foi afetado, sendo a Qatar Airways, principal companhia aérea do país, a mais afetada. Seu hub fica em Doha. Confira nas notícias a seguir:
Emirados rompem com Catar e voos são cancelados
Nenhum voo servindo o Catar poderá passar nos EAU
CEO da Qatar: "Trump está agravando conflito no Golfo"
"Emirates e Etihad sofrem igual a nós", diz CEO da Qatar
Qatar transporta 38 milhões e lucra 21% no ano fiscal
Catar ganha tempo para responder Estados árabes


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados