Rafael Faustino   |   17/08/2017 13:40

Atentado: atropelamento deixa mortos em Barcelona

As autoridades tratam o caso como um atentado terrorista

Uma van avançou sobre a Rambla de Barcelona, um dos principais pontos turísticos da cidade, atropelando pessoas e deixando pelo menos 80 feridos e 13 mortos. Várias ruas próximas, estabelecimentos e estações de metrô foram fechados. O Estado Islâmico assumiu há pouco a autoria do atentado.

Foi detido um suspeito chamado Driss Oukabir, de 28 anos, marroquino de nascença e residente legal na Espanha. Ele tem passagem pela polícia e chegou à Espanha pela última vez em 13 de agosto.

As autoridades pedem também para que as pessoas que estão na cidade, turistas ou residentes, informem familiares sobre sua situação via redes sociais, e não por telefone, para não sobrecarregar a rede de comunicações.

Os relatos de quem estava próximo dizem que o veículo subiu na Rambla e atropelou deliberadamente as pessoas. Mais à frente, os ocupantes – fala-se em duas pessoas – teriam abandonado a van e fugido. Vários relatos não confirmados falam na possibilidade de pessoas armadas refugiando-se em um restaurante ou igreja próxima, além de uma segunda van que está sendo procurada pela polícia.

Continue acompanhando esta notícia para obter atualizações sobre o ocorrido.

ATUALIZAÇÕES
15h10: O jornal El País agora confirma que, segundo fontes policiais, ao menos 13 pessoas foram mortas, e o sistema de emergências atende pelo menos outras 64.

16:33: A polícia espanhola deteve um suspeito chamado Driss Oukabir, de 28 anos, marroquino de nascença e residente legal na Espanha. O número de feridos no atropelamento subiu para pelo menos 80.

16:38: título atualizado para "Atentado:atropelamento deixa mortos em Barcelona".

17:24: O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado.

Tópicos relacionados