Marcos Martins   |   25/09/2017 12:23

Trump aumenta veto migratório para 8 países

Novas restrições incluem Coreia do Norte e Venezuela

Wikocommons/Michael Vadon
Presidente dos Estados Unidos aumentou restrição
Presidente dos Estados Unidos aumentou restrição
Ontem (24) o presidente Donald Trump substituiu o veto a seis países de maioria muçulmana, que expirou hoje, por novas restrições a oito países. De acordo com publicação do jornal The New York Times, a medida entra em vigor no dia 18 de outubro e afeta Irã, Líbia, Síria, Iêmen, Somália, e os recém-incluídos Chade, Coreia do Norte e Venezuela (neste último caso, com foco em membros do governo Maduro e seus familiares e conhecidos).

"Como presidente, devo agir para proteger a segurança e os interesses dos Estados Unidos e do seu povo", disse Trump em comunicado. Ele acrescentou que as restrições permanecerão em vigor até que os governos das nações afetadas "atendam satisfatoriamente as deficiências identificadas".

A nova ordem é mais abrangente do que a proibição inicial e impõe restrições permanentes em viagens, ao invés da suspensão de 90 dias ordenada pouco tempo depois do presidente assumir o cargo. Funcionários do governo disseram que as novas regras não se aplicam a residentes permanentes legais dos Estados Unidos. Além disso, os visitantes dos países listados, que atualmente possuem vistos válidos, não terão seus documentos revogados.

“Seis dos países-alvo do presidente Trump são muçulmanos. O fato dele ter acrescentado a Coreia do Norte – com poucos visitantes para os EUA – e alguns funcionários do governo da Venezuela não ofuscam o fato real de que a ordem do governo ainda é a proibição muçulmana“, critica Anthony D. Romero, diretor-executivo da União Americana de Liberdades Civis (ACLU).

A nova ordem foi descrita também como um esforço muito mais direcionado e que cada um dos países terá o seu próprio conjunto de restrições. Entretanto, em boa parte dos casos os cidadãos dos países não serão capazes de mudar-se para os Estados Unidos de forma permanente e a maioria será impedida de entrar no País a trabalho, estudo ou férias.


*Fonte: The New York Times

conteúdo original: http://nyti.ms/2xzbkeF

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS