Victor Fernandes   |   11/12/2017 19:56

UE não reconhece Jerusalém como capital de Israel

A União Europeia recusou pedido do primeiro-ministro israelense, Benjamin Neatanyahu, para que seguissem o exemplo de Donald Trump e considerassem Jerusalém como a capital do país.

Reprodução/Facebook
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Neatanyahu, pediu à União Europeia que seguisse o exemplo de Donald Trump e considerasse Jerusalém como a capital do país. O pedido foi recusado nesta segunda-feira (11) pelos ministros de Relações Exteriores do bloco econômico.

"Jerusalém é a capital de Israel, ninguém pode negar. O reconhecimento não evita a paz, torna a paz possível, porque reconhecer a realidade é o fundamento da paz", afirmou Netanyahu recentemente durante visita a Bruxelas para uma reunião de ministros de Relações Exteriores da UE.

A decisão do presidente dos Estados Unidos, na semana passada, rompeu com décadas de diplomacia internacional. E até mesmo a República Tcheca, um dos aliados europeus mais próximos de Israel, concordou que a medida prejudica os esforços de paz. "Temo que a iniciativa não possa nos ajudar", afirmou o ministro de Relações Exteriores tcheco, Lubomir Zaoralek.

Os ministros reiteraram que a Cisjordânia, Jerusalém Oriental e as Colinas de Golã - ocupadas por Israel desde a Guerra dos Seis Dias em 1967 - não fazem parte do território internacionalmente reconhecido do país. A França insistiu que o status de Jerusalém só pode ser definido em um acordo final entre israelenses e palestinos.


*Fonte: Agência Brasil e UOL

conteúdo original: http://bit.ly/2BUu5Z4 e http://bit.ly/2Ad8L0x

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS