Janize Colaço   |   09/01/2018 17:31

Ameaça de avalanche isola mais de 13 mil turistas na Suíça

Aproximadamente 13 mil turistas estão ilhados há 15 horas na cidade suíça de Zermatt. 

Reprodução / Zermatt Tourism
Aproximadamente 13 mil turistas estão ilhados há 18 horas na cidade suíça de Zermatt, próxima a montanha Matterhorn, por conta de um perigo iminente de avalanche. Por medidas de segurança, as autoridades locais determinaram que, além de fechar as pistas de esqui, os visitantes permanecerão impossibilitados de sair ou chegar a vila.

“Todos as trilhas para caminhadas e teleféricos permanecem fechados. Agradecemos a compreensão e solicitamos que os visitantes permaneçam onde estão”, avisa a página oficial do Turismo de Zermatt.

Apesar das informações preliminares de corte de energia e de estarem isolados, a porta-voz da conhecida estação de esportes de inverno da cidade, Janine Imesch, destaca que não há motivos para alardes. “Tudo está sendo resolvido”, disse, referindo-se à limpeza nas estradas e reestabelecimento elétrico. “Não há razões para pânico”, pontuou.

Vale ressaltar, porém, que o órgão meteorológico da Suíça apontou o risco de avalanche também para outras vilas da região, incluindo Valais — onde se situa o resort Saas-Fee.

Ainda que nenhuma evacuação nas cidades tenha sido realizada, a entidade pontua que a população foi previamente avisada da situação e que, com o monitoramento realizado a cada meia hora, caso seja necessário, medidas mais ostensivas poderão ser tomadas.

VIAGENS DE HELICÓPTERO

Por conta da situação, o Turismo de Zermatt está oferecendo viagens de helicóptero no valor de aproximadamente US$ 70 por pessoa em alguns horários do dia com destino a Täsch — lugar mais próximo onde circula carros. A região disponibilizou quatro helicópteros.

Além disso, foi instalado na vila de Zermatt três estações de raclette para entreter os hóspedes. Para os visitantes que mantém o interesse por esportes de inverno, os airlifts seguem funcionando na região. Hoje (10) funcionará até ás 17h do horário local, devido as condições.

**Atualizado às 16h10 de quarta-feira (10) com informações sobre os serviços de helicóptero disponibilizados.


*Fonte: The Guardian

conteúdo original: http://bit.ly/2AKfK0p

Tópicos relacionados